Naíma Rodrigues
Repórter
onorte@onorte.net
Pesquisas indicam que ainda existem pessoas que conservam tabus sobre a virgindade. Algumas, por terem doutrinas religiosas ou até mesmo culturais. A questão: é até onde são criados medos para que as coisas não aconteçam? Onde a televisão influência e a educação e religião distancia as pessoas de tratarem sexo com naturalidade?
Sílvia Serrat:
- O orgasmo é resultado do amor. Mas o prazer não está no orgasmo, está na companhia, na pessoa que você tem ao lado (foto: Wilson Medeiros)
Virgindade nada mais é que uma pessoa que nunca teve relação sexual. A mulher só é virgem enquanto não tiver corrompido o hímen, mas muitas, com intuito de preservar as aparências procuram outras formas de sexo para manter a virgindade intacta, e recorrem a pratica de sexo oral e anal.
Há pouco tempo, a mulher deveria se entregar pura e intocada ao marido, de forma que fosse imaculada, e não tivesse tido nenhum tipo de relação sexual. Pergunte aos seus avós sobre a noite de núpcias, provavelmente a sua avó dirá que se assustou, por não saber o que era sexo.
PRIMEIRA VEZ
A ansiedade da primeira vez faz com que as coisas sejam vistas como se fosse um bicho de sete cabeças. Os meninos sofrem pelo medo de acharem que precisam saber fazer tudo, e que têm que estarem prontos para satisfazer a garota. Enquanto as garotas podem se dar ao luxo de terem dúvidas, de fazer sexo ou não, e dar crise de nervosismo, mas sempre sofrem com a cobrança da sociedade de se resguardarem para os maridos.
As mulheres podem dormir com quem quiser e com quantos quiser, sem ser tachada de galinha. E homem pode casar virgem, sem medo de ser chamado de gay - porque não? O que vale é o bom senso de saber o que você quer.
A relação sexual é um ato de amor, e deve ser algo prazeroso para ambos. O que precisa ser feito sem pressa e sem cobranças é a escolha do parceiro e a hora certa de conhecer este prazer. Não se deve querer fazer sexo simplesmente porque a melhor amiga perdeu a virgindade ou porque namorado está pressionando. É você quem decide se chegou ou não a hora.
O QUE FAZER?
Não se preocupe em acertar o que fazer - você só vai aprender a fazer sexo fazendo, se descobrindo. Não tenha medo de errar, de descobrir o que você gosta e o que você não gosta. Não esqueça que o mais importante é a sua opinião em relação ao assunto.
No Brasil, a vida sexual dos jovens está sendo iniciada cada vez mais cedo, é o que diz uma pesquisa realizada pelo ministério da Saúde, chamada de Comportamento sexual da população brasileira, realizada em 1998 e 1999.
A pesquisa constatou que um terço das meninas e metade dos meninos começaram a vida sexual com menos de 15 anos. Em 1984, apenas 13,6% das garotas haviam tido relação sexual antes dos 15 anos. A pesquisa diz que este número cresceu para 32,3% em 1998. A vida sexual dos garotos que era de 35,2% pulou para 46,7% em 1998.
CUIDADOS
Consultar o ginecologista é sempre importante antes de iniciar a vida sexual. O ginecologista é a pessoa mais indicada para falar sobre sexo e esclarecer as duvida sobre o assunto. Ele vai poder prestar orientações com segurança para a mulher se prevenir contra gravidez e DST - Doenças sexualmente transmissíveis. Não permita que nada atrapalhe a sua primeira vez. Todas estas dicas fazem parte do pacote completo para se ter uma noite perfeita.
DÚVIDAS MAIS FREQÜENTES
Carolina (nome fictício de leitora ouvida pela reportagem) de 19 anos, virgem, tem suas dúvidas. Para respondê-las, O Norte entrou em contato com a sexóloga Silvia Serrat Guimarães, que respondeu sobre as dúvidas mais freqüentes dos jovens.
É verdade que sentimos muita dor?
Não, a mulher deve estar preparada emocionalmente para perder a virgindade. Às vezes, as garotas fazem somente para provar ao namorado que o ama, e inicia rápido demais a vida sexual e acaba não respeitando o seu tempo.
Vou sentir prazer já na primeira vez?
Tudo dependerá de você, pois prazer é o resultado de um relacionamento. O prazer é estar na companhia da pessoa e o orgasmo é a conseqüência deste prazer.
Não consigo ter relação. Travo na hora agá. O que acontece comigo?
Existe uma síndrome de vaginismo, que faz com que a garota não consiga se soltar. Quando isso ocorre, é necessário fazer um tratamento. Mas, o que pode estar ocorrendo com você é o medo da aprovação da família - que a impede de realizar o ato sexual.
Camisinha atrapalha e incomoda mais na primeira transa?
Não, a camisinha nunca atrapalha. É necessário usar sempre a camisinha para se prevenir de doenças, esta pode até ser utilizada como objeto de erotização, já que existem de todos os sabores e modelos.
Tenho medo de após perder a virgindade, o amor não continuar da mesma forma. Tenho medo de me arrepender, isso pode acontecer?
Você vai perder a virgindade, mas não vai perder o amor, pois existem muitos amores. Você tem que saber o que você quer e quem você é, procurar conversar com seus pais ou com um médico.
TEMAS
A sexóloga Silvia Serrat acrescenta que o mais importante para realizar a vida sexual é saber se a pessoa é realmente quem queremos. E saber que o mais importante é o amor por si próprio.
A sexóloga indicou o livro - A dama seu amado e o senhor - livro escrito por T. D Jakes, onde o autor relata a mulher, o casamento e Deus.
Quem desejar sugerir temas para sexualidades ou perguntar sobre o tema abordado, poderá entrar em contato pelo e-mail naimax@bol.com.br.