O escritor e advogado montes-clarense, Vini Birkheuer, lançou na última segunda-feira (15) seu oitavo livro, “Órfãos dos Sonhos”, em Montes Claros. A obra é um trabalho independente, marcado pela singularidade de sua autoria, incluindo as ilustrações feitas pelo próprio autor, representando mais um marco em sua trajetória literária.
Inicialmente, o livro está sendo distribuído em livrarias online e conta a história de cinco personagens - Sun, Martina, Aurora, Filippo e Golda - que são unidos por um destino misterioso, onde cada personagem carrega consigo o peso de sonhos despedaçados, traumas profundos e tempestades insidiosas que permeiam suas vidas.
Vini conta que a ideia do livro surgiu da possibilidade de as pessoas serem incríveis — “Precisamos desse potencial delas. Precisamos uns dos outros. Nossas vidas sempre irão exercer uma intersecção gravitacional. Essa é a elevação temática de Órfãos dos Sonhos. São indivíduos que se cruzam, que sentem alegria, amor, medo, sentimentos que os tornam humanos, mas que se complementam no final das contas. Tem uma espécie de nostalgia universal da adolescência. O livro nada mais é que uma reimaginação excêntrica em formato de roteiro do meu ‘eu’ de sete anos atrás, lidando com o luto e os desejos prosaicos do pertencimento”, conta o autor.
O autor expressa sua satisfação por lançar mais uma obra — “Escrever ‘Órfãos dos Sonhos’ foi uma jornada intensa e significativa para mim. É uma carta de amor para meus amigos, celebrando esse sentimento como se ele fosse a mais perfeita sinfonia já criada. Espero que os leitores se identifiquem com as histórias desses personagens e encontrem inspiração nas mensagens que o livro transmite”, compartilha Birkheuer.
SOBRE O AUTOR
Vini Birkheuer foi criado em Espinosa, extremo Norte de Minas, pelos avós maternos logo após o falecimento dos pais. Como forma de superar o luto e a saudade, ele sempre se divertiu inventando histórias, escrevendo crônicas e contos, incentivado pelos seus guardiões. Aos 15 anos, em 2014, publicou o seu primeiro livro, ‘Segure Minha Asa’, com lançamento em Espinosa no colégio Betânia e, a partir daí, não parou mais de escrever. Seu sétimo livro, “O Estigma das Estrelas”, participou do Prêmio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa e viralizou no Twitter por ser um livro de páginas pretas. Uma das suas metas para 2024 é publicar a versão em língua inglesa de ‘Órfãos dos Sonhos’ no começo do primeiro semestre do ano.