Parte da programação oficial do Fecan - primeiro festival de Cultura e Arte Negra, que começa hoje, será desenvolvida no campus Darcy Ribeiro, da Unimontes. Dentre os temas relacionados para discussão no âmbito da instituição está a inserção do negro no ensino superior e a religião. A universidade é um dos parceiros na promoção do evento, realizado pelo Unegro - Grupo de consciência negra tambores de Minas e pelo Grucon - Núcleo de combate ao racismo.
PROGRAMAÇÃO
Entre palestras, debates, shows musicais, performances teatrais, oficinas de artes plásticas, dança e filmes, as atividades do primeiro festival serão realizadas até o dia 14 de maio no centro cultural Hermes de Paula, na sala Geraldo Freire, Sesc - Serviço social do comércio e no espaço Casa do tambor, além do campus Darcy Ribeiro.
No dia 10, às 18h30, no auditório do prédio três da Unimontes, será ministrada a palestra religiões de matriz africana, com o professor Erisvaldo Pereira dos Santos, da UFMG – universidade federal de Minas Gerais, e que, dentre outros trabalhos, realizou pesquisas sobre a cultura dos negros junto aos adolescentes desde a época da escravidão.
No dia 11, no auditório do prédio dois, às 19h30, o professor Marcos Cardoso, Uemg – universidade do estado de Minas Gerais estará ministrando a palestra o negro e a universidade. Em seguida, será promovido lançamento de livro abordando o tema.