A culinária regional será o grande destaque da 1ª edição do Festival Gastronômico de Taiobeiras, que será realizado na próxima sexta-feira (16) e sábado (17), a partir das 19h, no Parque de Eventos João Cocá, no bairro Belo Monte. Com entrada gratuita, o evento é promovido pelo Sebrae Minas em parceria com a Prefeitura Municipal e traz como tema “Sabores que encantam”, reunindo pratos que valorizam ingredientes típicos e a identidade local.
O festival contará com a participação de nove empreendimentos, onde todos os empreendedores foram capacitados por meio do programa Prepara Gastronomia, iniciativa do Sebrae Minas voltada para o fortalecimento dos pequenos negócios do setor de alimentação fora do lar. O objetivo é fomentar a economia, gerar oportunidades e proporcionar ao público uma experiência gastronômica baseada em aromas, sabores e saberes tradicionais da região.
Além da degustação dos pratos exclusivos criados especialmente para o evento, a programação inclui uma aula-show com a chef Fernanda Fonseca, que irá preparar uma receita de arroz de taioba com costelinha desfiada, ressaltando o potencial de ingredientes regionais. O festival também contará com apresentações culturais de artistas locais, reforçando o caráter cultural e turístico da iniciativa. “A proposta do festival é valorizar os ingredientes regionais, resgatando saberes da culinária mineira com novas experiências gastronômicas e o uso de insumos como a taioba, pequi, café e queijo minas, entre outros símbolos da região”, ressalta a chefe Fernanda.
Para o prefeito de Taiobeiras, Denerval Germano da Cruz, o evento representa mais do que gastronomia. “O Festival Gastronômico Sabores que Encantam valoriza o empreendedorismo local e mostra a força da nossa culinária. Integrado ao Natal Encantado, o evento reforça a tradição de Taiobeiras como cidade que acolhe, encanta e gera oportunidades”, afirma.
A gerente de Cultura de Taiobeiras, Jéssica de Souza Santos, explica que o Festival Gastronômico constitui uma importante oportunidade para a população conhecer e valorizar opções culinárias elaboradas com ingredientes da nossa terra. “Além de fomentar a economia local, o evento amplia a visibilidade do comércio e incentiva a criação e a divulgação de novos pratos. Dessa forma, promovemos a valorização das nossas origens culturais e o resgate de costumes tradicionais, fortalecendo a identidade local e oferecendo à comunidade e aos turistas experiências genuinamente representativas da nossa cultura. Além disso, o festival também proporciona um ambiente de lazer, com apresentações musicais de artistas da nossa cidade”, explica.
Empresária do setor, Edineia Rodrigues, proprietária do D’Gust Restaurante, comemora a realização do festival e os resultados das capacitações. “Acredito que vamos elevar o nível da nossa gastronomia a partir desse festival. Os taiobeirenses gostam de coisas boas, e vamos oferecer os melhores pratos para serem degustados. As consultorias foram muito importantes e nos ajudaram na escolha dos ingredientes, como a taioba, planta que deu origem ao nome da cidade”, destaca.
O analista do Sebrae Minas, Albertino Correia, reforça o impacto positivo da iniciativa. “Taiobeiras tem uma economia forte, que precisava de um evento gastronômico para dar visibilidade e oportunidade aos empreendedores do setor. Eles se capacitaram e estão empenhados em apresentar pratos bem elaborados que vão valorizar a culinária regional”, enfatiza.
Entre as opções disponíveis no festival estão o Combo Essência de Minas, da Cafeteria Ponto Final; a Chapa das Gerais, do Avenida Grill; o Taiobinha, do D’Gust Restaurante; o Charuto das Gerais, do Café Al Amir; o Carreteiro da Casa, do Restaurante Sabor da Casa; o bolo artesanal O Melhor Bolo do Mundo, da Chocolí; o Abacaxi Supremo, do Espaço Maia; o Risoto Ouro das Gerais, do Deck Lounge; e o Bacalhau do Quintal, do Quintal Português.