Logotipo O Norte
Quinta-Feira,16 de Janeiro

Só prefeitura pode salvar vila de São Francisco de Assis

Jornal O Norte
Publicado em 04/04/2006 às 10:11.Atualizado em 15/11/2021 às 08:32.

Samuel Nunes


Repórter


onorte@onorte.net



Moradores da Vila São Francisco de Assis estão reivindicando junto à prefeitura de Montes Claros a construção de muros de arrimo em becos dos referido bairro. A reportagem de O Norte visitou casas de moradores desses alguns becos e constatou que as pessoas estão convivendo numa quase insustentável, tendo em vista a gravidade da situação. Paredes rachadas, pisos da casas úmidas e barrancos a ponto de ceder a qualquer hora. É esta a situação que moradores têm vivenciado nos últimos meses.



É o caso de Djalma Ribeiro Freire, que diz estar arriscando sua vida e a de sua família morando em um lugar onde o barranco, em época de chuvas, coloca em risco sua casa, que fica abaixo de um barranco de aproximadamente 1 metro.



(fotos: Wilson Medeiros)



Djalma espera uma solução imediata por parte da prefeitura para esse problema que ele enfrenta com mais aproximadamente 10 famílias que residem na Rua Acesso, na altura dos números 527 a 535 da Vila São Francisco de Assis.



No beco Tico-Tico, a moradora Marcolina Ruas Cardoso diz que, com a colocação de muro de arrimo, seus problemas seriam resolvidos, tendo em vista que, em períodos de chuva, a situação de sua casa fica insustentável:



- Nas paredes da minha casa escorre água quando chove, pois ainda não existe um muro de arrimo; se tivesse, resolveria o problema.



Outra moradora que se diz triste com a situação que ela e seus vizinhos do beco Beija-Flor estão enfrentando com a ausência de muro de arrimo é a dona de casa Cleuza Gonçalves Santos. Residente na Vila São Francisco há mais de 20 anos, ela mora de favor na casa de sua mãe, em dois cômodos pequenos. Com sacrifico, ela diz que construiu uma casa que atualmente está no ponto de laje, mas, como o corpo de bombeiros declarou esse beco como área de risco, ela parou a construção:



- Gastei três mil reais na minha construção, com material, e ainda não terminei a minha casa. Tenho o sonho de morar em uma casa própria e esse sonho está perto e ao mesmo tempo longe, pois já fizemos várias solicitações à prefeitura para a construção de um muro de arrimo no beco e, até agora, essa solicitação não foi atendida.



Cleuza conta ainda que a casa onde ela poderia está morando com sua família está sendo usada por menores delinqüentes, que usam drogas e bebidas alcoólicas. Ela faz um apelo para que a classe política da cidade ajude as pessoas do seu bairro através de solicitações junto à prefeitura, no sentido de que sejam construídos mais muros de arrimo na Vila São Francisco de Assis.



100 BENEFICIADOS



Segundo Cleuza Gonçalves Santos e outros moradores que preferiram não se identificar, se a prefeitura construísse um muro de arrimo no beco Beija-Flor, aproximadamente 100 pessoas seriam beneficiadas com a obra. Os locais onde os moradores pedem a construção de muros de arrimo são: Beco da Ema, Beco da Escada, Beco Beija-Flor, Beco Tico-Tico.Os moradores ainda afirmam que, em 2000, a prefeitura fez alguns muros, no entanto, outros lugares ainda não forma contemplados com a obra.



LADO DA PREFEITURA



Depois de moradores da Vila São Francisco de Assis, O Norte ouviu o secretário municipal de Planejamento, Guilherme Guimarães, para saber o que pode ser feito em prol dos moradores daquele bairro. Segundo o secretário, a Vila São Francisco de Assis é uma das nove áreas de risco da cidade e que essa obra envolve uma quantia significativa de dinheiro. Outra informação passada por Guilherme é que a prefeitura abriu processo de contratação para a construção de muros de arrimo na cidade e que essa obra, na sua primeira etapa, está orçada em 80 mil reais.



DIFICULDADES



Ainda de acordo com o secretário de planejamento de Montes Claros, a administração municipal está enfrentando dificuldades quando à realização de obras, devido ao seqüestro de recursos da prefeitura em decorrência de dívidas de gestões passadas que se transformaram em precatórios.



Sobre o pedido dos moradores da Vila São Francisco de Assis, o secretário diz que essa obra depende de dois itens: as condições climáticas e financeiras.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por