Segurança garantida para os foliões norte-mineiros

Jornal O Norte
Publicado em 25/02/2006 às 14:33.Atualizado em 15/11/2021 às 08:29.

Gissele Niza


Repórter


onorte@onorte.net



Carnaval: festa popular brasileira que reúne pessoas de várias partes do mundo em cinco dias de muita festa, diversão e alegria. Mas, para alguns, o carnaval traz lembranças trágicas, como a perda de entes queridos em brigas e afogamentos, tumultos e assaltos. Para curtir o carnaval com muita alegria, a segurança é prioritária, por isso, a reportagem de O Norte leva aos leitores várias dicas para que a festa seja segura para todos.



Dados da 3ª Região da polícia militar em Montes Claros, responsável pelo policiamento em 128 municípios da região que realizam o carnaval para milhares de pessoas de todo o país, revelam que este período de festa é um tanto quanto conturbado em razão de suas peculiaridades como, por exemplo, aumento do consumo de bebidas alcoólicas, calor, uso de substâncias entorpecentes, furtos/roubos de veículos, porte ilegal de armas e outros.



E para garantir a segurança dos foliões a corporação da 3ª RPM começou ontem, sexta-feira, e segue até a próxima quarta-feira de Cinzas a operação Carnaval 2006, visando impedir a ação de marginais e perturbadores do sossego público e manter o clima de tranqüilidade durante a festa.



ESTRADAS



A segurança também será reforçada nas estradas com fiscalização das polícias rodoviária estadual e federal, observando aspectos relacionados ao trânsito, transporte de drogas e armas, bem como a fiscalização e proteção ambiental, particularmente as relacionadas à pesca predatória e degradação do meio ambiente.



Em 2005 foram registrados pela PRF 11 acidentes nas rodovias norte-mineiras, com 10 vítimas, envolvendo 13 carros e 38 pessoas, no período de carnaval.



De acordo com a inspetoria da PRF em Moc, o objetivo é realizar, além da fiscalização, um trabalho de orientação para que os motoristas tenham atenção redobrada e o número de acidentes caia em relação ao mesmo período do ano passado.



CIDADES RIBEIRINHAS



As pessoas que optaram por curtir o carnaval nas cidades ribeirinhas do Norte de Minas, como Januária, Pirapora, Janaúba, entre outras, terão, além da segurança da PM, uma equipe do corpo de bombeiros de Moc, que realizará ações durante toda a festa, visando garantir a tranqüilidade dos foliões.



Mais de 30 policiais do CB se dirigiram ontem para as cidades de Berilo, Janaúba, Januária, Juramento, Pirapora e São João da Lagoa.



Durante todos os dias de festas as guarnições do CB acompanharão os foliões desde os primeiros deslocamentos para as praias com o serviço de salva-vidas, até o final dos bailes e festas, com uma equipe de prevenção a incêndio e acidentes.



Além dos trabalhos de salva-vidas, os bombeiros darão apoio ao grupo de apoio à prevenção e aos portadores de aids, com distribuição de camisinhas com esclarecimentos sobre DST.



PERIGO DE AFOGAMENTOS



Para evitar problemas nos banhos de praias como afogamentos, são necessários alguns cuidados: procure um local conhecido por você ou por outra pessoa, desde que ela o acompanhe; não ultrapasse faixas e placas de avisos; não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas; procure sempre local onde existe a presença de salva-vidas, ou o CB; evite nadar sozinho; não tome bebida alcoólica antes de entrar na água; não se afaste da margem; não salte de locais elevados para dentro da água; não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado; prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo; identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele; evite brincadeiras de mau gosto (“caldos”, “trotes”, “saltos”); acate as orientações dos Bombeiros ou dos Salva-vidas; não abuse se aventurando perigosamente; não deixe as crianças sozinhas; evite navegar com carga em excesso; só deixe entrar na embarcação pessoas usando coletes salva-vidas; somente conduza embarcações se for habilitado para tal.



MONTES CLAROS



Como em Moc não tem carnaval e tradicionalmente as famílias e jovens se dirigem para outros municípios e clubes campestres para curtir a folia, o risco de assaltos a residências cresce cerca de 20% neste período.



Mas, para garantir a tranqüilidade de quem vai viajar e até mesmo de quem preferir curtir os barzinhos da cidade, o 10º Batalhão de polícia militar organizou uma mega-operação de prevenção à criminalidade no período da folia.



Dentre as ações que estão sendo efetuadas pelas guarnições do 10º BPM e que seguem até a próxima quarta-feira de cinzas estão: blitze de trânsito, operações-bloqueio, batidas policiais, patrulhas de prevenção ativa, além da operação presença.



O policiamento está sendo reforçado por componentes da administração e da banda de música do batalhão, além de militares do setor operacional que tiveram suas férias e folgas cassadas.



De acordo com a assessoria de imprensa do 10º BPM, o objetivo da operação é reduzir ao máximo os crimes contra o patrimônio, especificamente os arrombamentos a residências, já que nessa época do ano, a cidade fica praticamente vazia.



CUIDADOS ESSENCIAIS



Mas a PM também alerta: é muito importante a participação da comunidade no combate a esse tipo de crime. A sugestão para quem for viajar é ter atenção ao trancar portas janelas e portões; solicitar um vizinho que recolha correspondências e acione a PM quando ele observar pessoas suspeitas ou barulhos estranhos; não deixar visíveis ferramentas, escadas e outros objetos que possam facilitar a entrada de pessoas; montar uma rede de vigilância com os vizinhos.



Quando sair para a folia sempre deixe os veículos estacionados em locais iluminados e movimentados; mantenha os vidros fechados, portas travadas e alarme acionado; não dê carona a desconhecidos; e nunca deixe objetos visíveis.



A Polícia Militar também alerta: evite sempre entrar em brigas ou confusões, pois pequenas desavenças podem acabar em tragédias; em carnavais movimentados com aglomerado de pessoas evite usar jóias e leve apenas a quantia de dinheiro necessária; jamais reaja a um assalto, procure memorizar os traços físicos, sinais particulares e roupas dos infratores e em seguida informe a polícia militar.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por