Regional anuncia serviço de inteligência para combater o tráfico

Jornal O Norte
Publicado em 13/04/2006 às 10:38.Atualizado em 15/11/2021 às 08:33.

Gissele Niza


Repórter


onorte@onorte.net



Combater o tráfico de drogas em Montes Claros como primeira meta para reduzir a criminalidade através de investigações sigilosas. Este é o objetivo do novo chefe da 8ª Delegacia regional de polícia civil de Montes Claros, Aluízio Mesquita Santos, que anunciou na manhã de ontem, quarta-feira, a implantação do serviço de inteligência na PC como primeira medida para a redução da criminalidade.



O delegado que, em apenas dois anos, conseguiu reduzir o índice de criminalidade na cidade de Janaúba do 8º lugar para o 45º, afirma que é necessário que, ao contrário do que vem acontecendo há alguns anos na cidade, a polícia civil realize um trabalho voltado não só para o combate ao crime, mas também na proteção das famílias carentes que não têm condições de pagar pela sua segurança.



- De imediato, realizaremos mudanças nas delegacias onde foram identificados agentes operacionais para atuar no serviço de inteligência que, através de investigações sigilosas, diferentes das atuais, identificarão as falhas da segurança pública na cidade, para que trabalhemos efetivamente no combate à criminalidade e, em especial, ao tráfico de drogas. Estaremos presentes nas favelas onde as famílias carentes não têm como pagar pela sua segurança, prevenindo e coibindo a criminalidade – afirma Aluízio.



O delegado regional informa ainda que, atualmente, são registrados mais de 50 assaltos por dia em Montes Claros, com participação efetiva de menores que também estão ligados ao tráfico de drogas.



- Para diminuir a criminalidade, o caminho mais curto é o combate ao tráfico de drogas. O índice de assalto é elevado, identificamos que a maioria dos autores de homicídios tem idade até 24 anos e pratica o crime por desavenças na disputa do comando do tráfico – diz o delegado.



O delegado regional fala também sobre o trabalho interno da polícia civil:



- Quero trabalhar com um grupo leal, dedicado, que esteja disposto a devolver a paz à população de Montes Claros, que vive hoje assombrada com o alto índice de criminalidade. Quero trabalhar com policiais sérios e operantes e não como funcionários públicos.



Aluizio Mesquita afirma também que o trabalho que será efetuado pela policia civil em Montes Claros é uma resposta para os bandidos:



- No tráfico só existe uma lei: força igual ou melhor que a do traficante, mas através de um trabalho sério em parcerias com as demais policias, mostraremos para os bandidos que aqui não existe mais espaço para que tirem a paz da população. Estarei junto com as equipes, para o cumprimento de ordens legais, investigando, prendendo. Temos que tratar a sociedade com respeito e não como os bandidos que invadem suas casas, sua privacidade.



Juntamente com o delegado regional trabalharão dois detetives e uma escrivã, que o acompanharão nas investigações em todas as áreas de criminalidade no município: tóxicos, assaltos, homicídios, entre outras.



Sobre o efetivo da 8º Delegacia regional de polícia civil, que conta com 11 delegados para 13 delegacias, e 67 detetives, Aluízio Mesquista ressalta que, apesar da deficiência, o que trará bons resultados nos trabalhos das equipes são a lealdade e o trabalho em conjunto.



- Precisaríamos de pelo menos mais 25 detetives, mas sabemos que o estado não terá condições de suprir essa deficiência do município. Mas isso não impedirá que realizemos o trabalho para reduzir a criminalidade e combater o tráfico de drogas no município. Trabalharemos em equipe e já estamos negociando também com a prefeitura, para que alguns funcionários possam trabalhar na área administrativa da delegacia regional.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por