Logotipo O Norte
Sexta-Feira,19 de Setembro

Quase 30% dos brasileiros acham que “o homem só bate porque a mulher provoca”

Pesquisa do Instituto Avon/Data Popular mostra que 52 milhões de brasileiros admitem que têm algum conhecido, parente ou amigo que já foi violento com a parceira, mas apenas 9,4 milhões deles admitem que já tiveram tal atitude

Jornal O Norte
Publicado em 01/06/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 16:02.

Mesmo diante do estupro coletivo da adolescente carioca de 16 anos, brasileiros e brasileiras têm assistido a tentativas incessantes de justificar o crime bárbaro cometido por mais de 30 homens. Orgulhosos do feito e certos da impunidade, as cenas da jovem desacordada depois da violência sexual cometida contra ela ganharam as redes sociais. Em quanto tempo esqueceremos a frase “Amassaram a mina, intendeu ou não intendeu? Kkk.”?

Nesta segunda-feira (30), a delegada que assumiu as investigações colocou um ponto final nas tentativas de minimizar algo que é chocante. Cristiana Bento afirmou “que o estupro está provado” no vídeo que foi publicado. Em 2009, a lei 12.015 foi alterada e passou a considerar, além da conjunção carnal, atos libidinosos como crime de estupro. Na gravação, as partes íntimas da menina são tocadas em meio a risadas de um grupo de homens. Um deles diz que ela foi violentada por “mais de 30”.

Apesar de 96% dos jovens brasileiros reconhecerem o machismo no Brasil como aponta a pesquisa Violência contra as mulheres: os jovens estão ligados?, realizada pelo Instituto Avon em parceria com o Data Popular em 2014, esses mesmos homens não identificam cultura do estupro com a mesma facilidade. Para 51% deles, a mulher deve ter a primeira relação sexual com um namorado sério. Outros 41% concordam que a mulher deve ficar com poucos homens. Além disso, de acordo com 38% dos jovens entrevistados, a mulher que tem relações sexuais com muitos homens não é para namorar e 25% afirmam que se uma mulher usa decote e saia curta, é porque está se oferecendo para os homens.

Dados levantados em outra pesquisa do Instituto intitulada Percepções dos homens sobre a violência doméstica contra a mulher, de 2013, evidenciam a relação de poder que os homens perpetuam em relação às mulheres. Enquanto 52 milhões de brasileiros confirmam que possuem algum conhecido, parente ou amigo que já foi violento com a parceira, apenas 9,4 milhões deles admitem que já tiveram tal atitude. Foram caracterizadas como atitudes violentas os xingamentos, empurrões, ameaças, agressões físicas, humilhação, obrigar a fazer sexo sem vontade ou ameaças com armas.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por