O Procon - Programa municipal de defesa do consumidor de Montes Claros incinerou, na tarde de ontem, sexta-feira, aproximadamente sete mil quilos de produtos impróprios para o consumo.
O material apreendido – com data de validade ultrapassada, dentre outros motivos - é resultado de fiscalizações feitas pelos agentes da entidade, nos últimos três meses. Foram incinerados produtos como: cereais, de limpeza e de higiene pessoal, enlatados, queijos, presuntos, salames, bebidas (cerveja, refrigerante e água mineral), material escolar e outros.
- Acredito que está faltando bom senso a esses comerciantes, pois eles poderiam estar doando esses alimentos quando estiverem próximos de vencer. De janeiro de 2005 pra cá, o Procon incinerou aproximadamente 13 mil quilos de produtos - diz o coordenador de fiscalização do Procon, Alberto Menezes.
A fiscalização do Procon em estabelecimentos comerciais é feita diariamente, em locais variados. Alberto Menezes lembra que parte das apreensões é fruto de um trabalho conjunto entre o Procon e a população, que denuncia situações de irregularidades na venda de produtos.
O coordenador do Procon garante que há segurança no serviço, pois as informações são mantidas no absoluto sigilo. As denúncias podem ser feitas de 7 às 18 horas, pelo fone 3229-3506.