Gissele Niza
Repórter
onorte@onorte.net
Uma equipe da delegacia de tóxicos da polícia civil de Montes Claros prendeu na tarde de ontem, quinta-feira, o traficante Accioly Duarte de Almeida, 43 anos, natural de Francisco Dumont, Norte de Minas, fugitivo da cadeia pública de Andirá - Paraná, considerado um dos maiores traficantes de maconha da região.
De posse do mandado de prisão, em razão da fuga da cadeia de Andirá em 28 de janeiro deste ano, os policiais civis prenderam Accioly na Avenida Dulce Sarmento, Bairro São José, quando o traficante seguia para encontrar sua filha.
Em entrevista a O Norte, o delegado Saulo Nogueira, da delegacia de tóxicos, informa que Accioly estava sendo investigado há meses, por movimentar o tráfico de maconha em Montes Claros e região.
- Accioly é conhecido como um dos maiores traficantes de maconha do Norte de Minas. Geralmente ele trazia a droga do Sul do país, Paraná e Foz do Iguaçu, dentro de forros de carros e a escondia no mato. Para fazer a entrega, que sempre era feita por atacado, Accioly escondia a droga no mato, ligava para os clientes e utilizando de uma moto deixava a droga há cinco metros do local combinado anteriormente – explica o delegado.
FUGITIVO
O delegado informa também que existiam até ontem, três mandados de prisão contra o traficante que é ex-presidiário da cadeia de Montes Claros e Bocaiúva.
- Existiam três mandados de prisão contra Accioly, todos por tráfico de drogas: um da cidade de Xique Xique no estado da Bahia de 2002; um de Bocaiúva em 2004; e outro de Andirá de 28 de janeiro deste ano, quando Accioly fugiu da cadeia daquela cidade.
Após ser preso no dia 28 de outubro do ano passado por tráfico de drogas, quando transportava dentro de um forro de carro 80 quilos de maconha, Accioly ficou preso apenas três meses antes da fuga.
Segundo o delegado Saulo Nogueira, esta é uma das principais características de Accioly:
- Ele sempre trazia drogas para o Norte de Minas em grande quantidade, escondida em forros de carros, para vender no atacado, e nunca entrava na cidade com a droga. Sempre negociava toda a venda da droga através do telefone e utilizando uma moto.
DIFICULDADE
Saulo Nogueira informa ainda que a prisão do traficante está dentro dos planos de combate a criminalidade em Montes Claros, determinados pelo delegado regional, Aloísio Mesquita.
- A polícia civil trabalha hoje com serviço de inteligência e operações diuturnas, como determinou o delegado regional, para combater em prazo mínimo o alto indicie de criminalidade na cidade e principalmente o tráfico de drogas, por entender que as drogas são responsáveis pela incidência de 80% dos crime registrados na cidade.
Saulo Nogueira lembrou também que com o advento do celular ficou mais difícil combater o crime e lembrou que há dias os policiais civis estavam seguindo Accioly para tentar descobrir onde guardava a droga, mas pelo risco de que o traficante conseguisse fugir, foi efetuada sua prisão.
- Hoje temos que trabalhar o serviço de inteligência como prioridade para o êxito das investigações, pois utilizando celulares os bandidos conseguem negociar drogas, mandar matar pessoas e cometer vários outros crimes, o que as vezes dificulta o trabalho dos policiais.
EQUIPE
A equipe da delegacia de tóxicos, comandada pelo inspetor, Nival Mendes, responsável pelas investigações que resultaram na prisão de Accioly é: André Guida, Bruzinga, Manoel, Veloso e Wilson Resende.