Gissele Niza
Repórter
onorte@onorte.net
Cerca de cem homens do 10º Batalhão de polícia militar de Montes Claros ocuparam ontem à tarde, terça-feira, três aglomerados com alto índice de criminalidade (Feijão Semeado, Morrinhos e Conjunto Chiquinho Guimarães), durante operação-surpresa comandada pelo comandante da corporação, tenente-coronel Hely José Gonçalves.
Blitz da PM invade noite de ontem nos locais mais complicados
(foto: Wilson Medeiros)
As batidas policiais nos locais onde os índices de crimes violentos, assim como a presença de criminosos é intensa, também fazem parte da operação Jubileu de ouro que teve início no último dia 04, em comemoração aos 50 anos do 10º BPM.
No início da noite foram realizadas buscas em veículos e transeuntes nas principais e mais movimentadas avenidas da cidade: João XXIII, próximo ao Bairro Santos Reis; Francisco Gaetane, no Major Prates; e Avenida Leonel Beirão de Jesus com Avenida das Américas, no Morrinhos.
Por volta das 19 horas, os policiais militares ocuparam os aglomerados Cidade Cristo Rei, conhecido popularmente como Feijão Semeado; Conjunto Chiquinho Guimarães e becos e ruas do Bairro Morrinhos.
Segundo o capitão Jaime, a operação tem como objetivo prevenir e reprimir os crimes violentos na cidade através de buscas em veículos e transeuntes, prisão e apreensão de criminosos, drogas, armas de fogo e veículos com documentação irregulares.
- A operação Jubileu de Ouro não é uma blitz e sim ações com presença maciça da polícia militar como forma de prevenir e combater a criminalidade na cidade, em especial os assaltos que são praticados na maioria das vezes por criminosos em motos. Estamos parando todos os veículos e pessoas em atitudes suspeitas, visando à apreensão de armas, drogas, produtos de furtos e veículos irregulares, principalmente as motos, carros e bicicletas.
RODOVIÁRIA
Capitão Jaime informou também que simultaneamente a ocupação dos aglomerados e corredores de segurança espalhados por seis regiões da cidade, a polícia rodoviária estadual também efetuou uma barreira nas proximidades da fábrica de cimento Matsulf no bairro Jardim Eldorado e na saída de Francisco Sá, conhecida por estrada da produção.
RESULTADOS
Ainda segundo o capitão, em apenas 12 dias do início da operação Jubileu de Ouro que prosseguirá até o próximo dia 31 de dezembro, o índice de crimes violentos na cidade reduziu de maneira significativa.
- A operação tem apontado resultados positivos na prevenção e combate aos crimes violentos em Montes Claros, como assaltos, homicídios, estupros, extorsão mediante seqüestro, entre outros. Somente na primeira semana de operação foi registrada a queda de 30% no índice de criminalidade no município.
Até o fechamento desta página, haviam sido abordados na operação surpresa de ocupação dos aglomerados com alto índice de criminalidade, 425 veículos, sendo que 13 foram notificados e liberados por falta de espaço no pátio do Detran; e 283 pessoas revistadas.