Nosso bate-papo desta semana é com a professora e artista plástica Isabella Ramos, de 30 anos, que conta a respeito d o concurso artístico “Ilustramoc (1ª edição)”, concurso cultural e divulgação de ilustrações que tem por tema a cidade de Montes Claros.
O público alvo do projeto são jovens artistas da cidade que possuem entre 18 a 35 anos.
“Procuramos nesse processo dar visibilidade a nosso patrimônio cultural imaterial traduzido no talento de nossos artistas locais. Nesse sentido, o projeto visa contemplar a cena contemporânea das artes visuais, produzida pela juventude da cidade a partir da divulgação e incentivo financeiro através de premiações”, destaca.
O concurso terá seu crivo de seleção baseado no engajamento virtual das obras: os artistas concorrerão por meio de voto popular no perfil da página @jovensartistasdemoc (no Instagram).
As três ilustrações mais bem votadas receberão premiação em dinheiro (R$ 400).
Para saber mais sobre a iniciativa, basta acessar o perfil do regulamento do concurso pela página do projeto no Instagram.
“Essa é só uma pequena ação frente à grandeza dos artistas que temos em nossa cidade. Esperamos que essa seja mais uma oportunidade de divulgar quem produz na linguagem das artes visuais por aqui e de quebra exaltar o patrimônio do nosso município. Se você produz artisticamente na área da ilustração, não deixe de participar”, convida.
Os professores e artistas Vinicius Ribeiro e Lucas Carvalho também auxiliam na curadoria dos trabalhos.
Como surgiu a ideia de realizar o concurso Ilustra Moc?
Essa é a primeira edição do concurso e surgiu da vontade de movimentar a cena cultural da cidade com ações que valorizassem ao mesmo tempo o espaço em que estamos inseridos, o patrimônio material e imaterial de Montes Claros e os jovens produtores das artes visuais, que nessa edição irão homenagear a cidade com seus trabalhos.
Existem planos de expandir o concurso para outros lugares?
Sim. Esperamos que esse seja o pontapé inicial para outras ações na área de produção cultural que têm a valorização do norte de minas e sua rica cultura como pauta principal. Esperamos que o campo de nossa atuação se amplie.
Como tem sido a receptividade do concurso?
Ficamos felizes com a aderência que o projeto tem tido com seu público alvo. Acreditamos que isso se deve muito ao fato de ações de premiação artística ainda serem escassas em nossa região.
Atualmente, como você vê o cenário da arte e cultura em Montes Claros?
Montes Claros é uma grande potência cultural e sem dúvidas uma referência no assunto em nossa região. Infelizmente o setor foi muito abalado com a pandemia, fazendo com que muitos produtores de cultura tivessem que buscar outras áreas de atuação. Nesse sentido, o estímulo de ações como o Concurso IlustraMoc, por parte dos poderes públicos e privados, é fundamental. E Infelizmente essas propostas ainda são poucas.
Quais tem sido os maiores desafios na realização do concurso?
Nosso maior desafio tem sido o processo de divulgação. Por ser uma atividade artística que prevê premiações aos trabalhos mais bem votados no concurso, esperamos que essa ação chegue ao maior número de interessados possível, o que sem dúvidas deixará a edição mais plural.
O que você enxerga para o futuro da arte na cidade?
A cidade já é uma referência em arte e cultura. Isso está no DNA do nosso povo. Acreditamos que com mais ações de formação e incentivo nossa região tem tudo para se tornar uma referência nacional no assunto.
SOBRE A ARTISTA
É formada em artes visuais pela Unimontes, especialista em ensino de artes visuais e tecnologias contemporâneas pela UFMG e mestranda na área de estudos literários pela Unimontes. Atua como artista visual desde 2015 e com produção cultural em Montes Claros desde 2017, inicialmente na área de assistência de produção em projetos de audiovisual, depois passou para a área de maior interesse, que é a promoção de ações de valorização voltadas especificamente para as artes visuais (pintura, desenho, ilustração, fotografia e os desdobramentos disso. Atua também como professora e arte educadora desde 2018.
SERVIÇO
O quê: Concurso artístico Ilustramoc
Premiação: R$ 400 para as três ilustrações mais bem votadas
Quem pode participar: artistas visuais de Montes Claros com idade entre 18 a 35 anos
Período de inscrições: Até o dia 03/11 pelo perfil @jovensartistasdemoc
Votação aberta aos trabalhos selecionados: 20/11 a 26/11