Iran Ferreira
Repórter
onorte@onorte.net
Em 2006, mais precisamente em 11 de janeiro, o estado de Minas Gerais ganhou mais um parque de reserva natural, o da Lapa Grande. Criado pelo governador Aécio Neves, por meio do decreto nº 44.204, o mais novo parque é localizado na antiga fazenda Lapa Grande, que abriga um extenso patrimônio arqueológico da região.
Formado por 35 grutas, sendo a maior a da Lapa Grande, com 2.200 metros, que deu nome ao lugar, o parque tem sete mil hectares. De acordo com o conselheiro do Copam – Conselho estadual de políticas ambiental, Eduardo Gomes, a criação do parque teve como objetivos proteger e conservar o complexo de grutas e abrigos da Lapa Grande.
- A região abriga os principais mananciais de fornecimento de água para a comunidade de Montes Claros e dos municípios vizinhos, conta o conselheiro Eduardo Gomes.
A proposta inicial para a criação do parque foi apresentada pelo IGS - Instituto Grande Sertão, nas reuniões do Copam, em Januária, em 2004. No ano seguinte, em 2005, o conselho votou e aprovou uma moção favorável para a implantação do parque.
MAPEAMENTO
O mais novo parque do estado está inserido em uma região de ocorrência de cerrado, ecossistema predominante. Segundo Eduardo, as propriedades localizadas na reserva estão sendo mapeadas, para serem negociadas com o governo e, depois para serem desapropriadas.
- A definição exata da dimensão do parque e o levantamento das propriedades, para serem negociadas e desapropriadas logo em seguida, está sendo feito pelo Inter - Instituto de terras de Minas Gerais, em parceria com o Ief - Instituto estadual de florestas e a secretaria municipal de Meio Ambiente, explica o conselheiro Gomes.
A administração do parque da Lapa Grande será realizada em conjunto com o estado de Minas Gerais, o município de Montes Claros e a Copasa, como já ocorre no parque estadual da serra do Rola-Moça, que abriga os mananciais responsáveis pelo abastecimento de água da comunidade da região do Barreiro, em Belo Horizonte.
OUTROS PARQUES ESTADUAIS
O parque estadual da Lapa Grande é o 26º de Minas Gerais. Ele está inserido na categoria de unidades de conservação de proteção integral, estabelecida pelo SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
Além da preservação do patrimônio histórico e natural, os parques podem significar um incremento no setor de turismo, gerando empregos e renda para a comunidade da região.
O estado possui cerca de 321 mil hectares de áreas protegidas em seus 26 parques estaduais. Atualmente, estão abertos à visitação os parques do Ibitipoca, na zona da mata; da serra do Brigadeiro e de Nova Baden, ambos no sul de Minas; da serra do Rola-Moça; do Itacolomi, em Ouro Preto; do Rio Preto, próximo a Diamantina, e do Rio Doce, no Vale do Aço.
O parque da Lapa Grande não está aberto ao público ainda, por que não tem estrutura. O local não tem vigilância, o que colocar em risco a vida da população. Não há previsão de quando o lugar vai ser liberado para visitas.