O governo federal acaba de divulgar uma nota oficial em que informa que Antonio Palocci não é mais o ministro da fazenda. Ele pediu o afastamento do cargo que ocupava havia 39 meses. O petista Guido Mantega, que é presidente do BNDES, vai passar a ocupar o ministério.
Segundo a nota "o ministro Antonio Palocci decidiu solicitar ao presidente da República seu afastamento do cargo". Ele está encaminhando ao presidente Lula carta explicando suas razões.
Na prática, Palocci foi demitido. Ele não queria deixar o cargo. Em conversa com Lula, no domingo, Palocci negou que tivesse envolvimento na violação do sigilo de Francenildo dos Santos Costa, o caseiro que o desmentiu na CPI dos Bingos. Tentou demonstrar que ainda reunia condições de permanecer no governo.
Porém, em reunião com os ministros que compõem o núcleo decisório do governo, Lula concluiu nesta segunda-feira que a manutenção de Palocci, até aqui seu braço direito no governo, comprometeria irremediavelmente a imagem do seu governo, com reflexos no seu projeto de reeleição. Palocci foi, então, pressionado a se desligar.
A escolha de Guido Mantega é uma opção pessoal de Lula. O presidente do BNDES desfruta da intimidade do presidente. Ao escolhê-lo, Lula informa ao mercado que Palocci sai, mas a política econômica permanece inalterada.