Ticyana Fonseca
Repórter
onorte@onorte.net
Tem havido um grande avanço tecnológico do técnico ortopédico. Estudo científico, análise biomecânica e avaliação computadorizada têm sido feitos visando oferecer ao paciente amputado uma maior independência e liberdade durante sua potetização. As próteses são confeccionadas visando uma marcha sem esforço, sem dor, com menor consumo energético e maior conforto para o paciente amputado. Trazer conforto e uma vida normal para pessoas que necessitam utilizar próteses e ortóteses, é este o objetivo de um ramo ortopédico de Montes Claros que ainda é desconhecido por boa parte das pessoas.
Ortóteses é todo aquele acessório que se coloca externamente ao corpo no sentido de imobilização ou auxílio de um movimento perdido. Prótese serve para substituir todo membro ou parte do membro perdido.
MERCADO
No ramo de ortóteses e próteses, Montes Claros tem se mostrado bem avançada.
Há 10 anos no mercado Dimas Junior Gomes, que é técnico ortopédico e dono de um estabelecimento onde se fabrica prótese e ortóteses, diz que esse recurso ajuda as pessoas a se reintegrarem à sociedade.
- Trabalhar com próteses e ortóteses é bom, pois a aceitação é boa e, como uma medicação, o paciente sabe que necessita dela e vai procurar o que for melhor para o seu caso. Ao se colocar uma prótese o paciente se sente seguro para voltar ao convívio social - relatou Dimas.
Segundo Dimas o número de clientes é variável. As próteses e ortóteses são vendidas sob prescrição médica e alguns clientes necessitam fazer manutenção, por isso são mais constantes.
FABRICAÇÃO
Existem dois tipos de próteses, uma é a endoesquelética que é modular, podendo ser fabricada em alumínio ou titânio. A prótese exoesquelética é convencional, toda resinada.
O material utilizado para fabricação da ortóteses é polipropileno e o da prótese é resina, fibra de carbono e fibra de vidro. As ortóteses mais conhecidas são os coletes, palmilhas, calçados ortopédicos, entre outros.
- O mercado de próteses e ortóteses vai de acordo à tendência. Se a pessoa necessita de aparelho ortopédico ela vai ter de procurar um ramo especializado, mas a tendência é sempre melhorar. Tenho um público que vai de 2 a 80 anos de idade. Fazer o mercado se expandir e mostrar que trabalhos feitos para pessoas que necessitam desse tipo de prótese ou ortóteses é necessário - concluiu Dimas.