Os comandos das policiais civil e militar de Montes Claros iniciaram na tarde de sexta-feira, 11, a Operação Integração em vários pontos da cidade com objetivo de prevenir e combater o crime organizado na cidade.
Policias militar e civil unidas para combater o crime organizado
em Montes Claros (fotos: Wilson Medeiros)
A operação teve início por volta das 17 horas, quando mais de 100 homens saíram do 10º Batalhão de Polícia Militar sob o comando do tenente-coronel, Heli José Gonçalves, comandante do 10º BPM e do delegado Saulo Nogueira, titular da delegacia de repressão ao uso e tráfico de drogas.
A integração das policiais civil e militar é uma determinação do governo do Estado, que tem como objetivo combater a criminalidade através de trabalho conjunto, quando os militares e civis compartilharão informações com um só objetivo: combater o crime organizado, prevenir e reduzir os índices de criminalidade e manter a ordem pública no município.
IMPORTÂNCIA
O comandante do 10º BPM, tenente-coronel Heli José Gonçalves, falou da importância da mega-operação realizada na última sexta-feira.
- Essa é apenas a primeira ação do trabalho conjunto entre polícia civil e militar em prol da segurança pública. O trabalho conjunto proporcionará mais segurança à população e inibirá qualquer tentativa de desordem por parte dos criminosos. Nossos homens trabalharão integrados com o objetivo de combater o crime organizado através de operações e cerco-bloqueio em toda a cidade – disse o comandante.
Para o delegado Saulo Nogueira, o trabalho de integração entre as policias desencadeará também o combate não só aos crimes violentos, mas principalmente contra o tráfico de drogas.
- O maior problema da sociedade hoje são as drogas. Todos, ou quase todos os crimes estão ligados direta ou indiretamente com o tráfico de drogas. Os criminosos matam quem não paga, quem deve rouba para manter o vício, outro prefere o dinheiro fácil. Precisamos e temos certeza que vamos conseguir através desse trabalho integrado e também dos serviços de inteligência tanto da polícia civil quando da militar, combater o tráfico de drogas em Montes Claros e devolver a paz a população – completou o delegado.
ALVOS
Até o final dessa edição, as ruas de Montes Claros, locais considerados de área de risco e de concentração de tráfico drogas e de receptação de produtos roubados/furtados estavam tomados pelos policiais e detetives; além de cerco bloqueio nas rodovias que ligam a cidade a outros municípios. A operação teve início com corredores de segurança nas avenidas das América, Geraldo Ataíde e João XIII.
REUNIÃO
O trabalho integrado das polícias militar e civil foram definidos no início desta semana em reunião com os comandos das corporações onde foi definido também a criação do Centro Integrado de Operações.
Delegados de polícia e oficiais da polícia militar discutiram e planejaram o trabalho integrado que começou na prática com operações nas áreas “críticas” da cidade.
O Centro Integrado de Operações será instalado no terreno onde funciona o pátio do Detran, no bairro Ibituruna, até março de 2007. O pátio do Detran irá para o bairro Independência, em área atualmente ocupada pelo DER.