Logotipo O Norte
Segunda-Feira,22 de Setembro

Novas regras para vender o pão nosso de cada dia

Jornal O Norte
Publicado em 28/06/2006 às 11:59.Atualizado em 15/11/2021 às 08:38.

Samuel Nunes


Repórter


samuelnunes@onorte.net



O pão é um alimento comum na mesa de todos os brasileiros, seja no café da manhã, na merenda,  enfim,  em todas as ocasiões. O tradicional pãozinho francês – ou pão de sal -  é tão comum que nem sempre damos atenção a sua fabricação, às condições de higiene da sua feitura e também ao seu preço que varia entre R$ 0,15 e R$ 0,30 centavos.



Desde a semana passada, o pãozinho poderá ficar mais barato para o consumidor, de acordo com a portaria 146, publicada no Diário da União, na última quinta-feira.



Um dos itens desta portaria é o de estabelecer um novo sistema de adequação para o funcionamento de algumas panificadoras que terão de adquirir novos equipamentos. Um exemplo é o de uma balança específica para pesar os pães. 



Outra importante mudança é que o peso e o preço pago pelos pãezinhos devem ser informados em cartaz legível e de fácil visualização. As padarias têm o prazo de 120 dias para se adequar a esta mudança.



Segundo o vice-residente do Sindipan – Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Panificação Confeitarias e Massas Alimentícias do Norte de Minas, Ricardo Alencar  em Montes Claros são 65 padarias filiadas à entidade, que também está presente em outras cidades do norte de Minas, como por exemplo, Januária, Janaúba, Espinosa e Montalvânia. A distribuição dos pães fica a critério de cada padaria e geralmente esta distribuição é feita pela manhã e à tarde. Ricardo Alencar diz que esta nova portaria  é boa para o consumidor pois ele vai pagar o valor real do que está comprando. Ainda de acordo com ele, as padarias vão ter que se adaptar às mudanças propostas. 



TRABALHO DE MADRUGADA



Enquanto toda a cidade dorme, os padeiros preparam o nosso pão nosso de cada dia que é distribuído bem cedinho nas padarias da cidade.



As atividades começam por volta das duas horas da manhã. É quando a maioria da cidade está dormindo que os padeiros se dedicam integralmente para proporcionar um bom café da manhã, acompanhado dos saborosos pães de.



Os padeiros foram unânimes em dizer que a principal motivação para fazer pães, seja em época de calor, chuva ou frio, é a de estarem contribuindo para o bem estar e a saúde da população pois o pão é um alimento, sobretudo saboroso e nutritivo.



Os padeiros passam por uma reciclagem de 6 em 6 meses para garantir a qualidade do trabalho e ,consequentemente, o reconhecimento do consumidor.



RECEITA DO PÃO DE MANTEIGA E LEITE



O ponto de partida para o preparo da massa do pão é a escolha e o preparo do fermento. No mercado encontramos tanto fermento fresco quanto fermento biológico seco. Os dois podem igualmente ser usados.



Massa de fermento fresco: você pode comprar tabletes de tamanho variável. O problema do fermento fresco é que ele precisa está fresco mesmo, pois, passados 10 a 15 dias, perde as propriedades. Escolha uma cumbuca pequena e amasse um tablete de fermento dentro dela. Adicione um pouco de água morna e uma colher de chá de açúcar (que estimula a fermentação) e misture bem até formar uma pasta cremosa. Adicione cerca de 250 gramas de farinha de trigo. Pingue um pouco mais de água morna, se necessário. Deixe fermentar  duas horas pelo menos, à temperatura entre 20 e 25 graus. Quanto mais tempo você deixar fermentar, melhor ficará a massa de fermento. O tempo ideal é de 12 horas. O preferível é preparar o fermento na véspera e utilizá-la na manhã seguinte.



Massa de fermento seco: o procedimento é muito semelhante ao do fermento seco. Coloque dois terços de um copo de água morna numa cumbuca., duas colheres de chá de açúcar e uma colher de sopa de fermento biológico seco. Mexa suavemente e deixe descansar por 10 minutos. Passado esse tempo, misture com 250 gramas de farinha de trigo e deixe fermentar por um mínimo de meia hora. Em toda a receita dada a seguir, onde se lê uma colher de fermento biológico seco, se o leitor preferir, pode substituir por fermento fresco.



Ingredientes



- 1 kg de farinha de trigo


- 1 colher de sopa rasa de fermento seco


- 2 colheres de sopa de açúcar


- 150g de manteiga


- 1/ 2 litro de leite morno


- Sal a gosto



Preparo



Dissolva o fermento em meio copo de leite morno ligeiramente açucarado. Deixe fermentar por uns 10 minutos. Despeje a farinha de trigo em cima de uma mesa, adicione o fermento dissolvido, o açúcar e o sal e, aos poucos vá juntando o resto do leite morno até formar uma massa compacta. Amasse bem uns 15 minutos. Derreta em banho-maria e adicione à massa, amassando e sovando bem por mais 15 minutos, até que a massa se torne homogênea e elástica. Faça uma bola com massa, guarde numa vasilha e deixe fermentar por 3 horas (se estiver frio, pode deixar a noite toda). Amasse e sove a massa mais uma vez e divida–a em partes não muito grandes, formando os pãezinhos. Deixe–os descansar até dobrarem de tamanho e leve-os ao forno numa assadeira enfarinhada.



Forno quentíssimo por 20 minutos e moderado por mais 10 minutos. Depois de todo processo é só saborear. Um bom apetite.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por