Gissele Niza
Repórter
onorte@onorte.net
Como O Norte publicou na edição de ontem, o índice de acidentes de trânsito registrados em Montes Claros é preocupante e a maioria acontece por imprudência no trânsito e embriaguez. Segundo estatísticas do corpo de bombeiros, a pedido deste jornal, 80% dos acidentes de trânsito registrados envolvem motocicletas.
O comandante do CB, capitão Laércio Ferreira, faz um alerta aos motociclistas para redobrarem a atenção no trânsito, uma vez que 80% dos acidentes registrados nos últimos dois anos envolvem motoqueiros e caronas.
Um exemplo claro dos resultados negativos da imprudência no trânsito foi um acidente registrado na tarde de quarta-feira, 29, num cruzamento de grande movimento no Centro da cidade: avenidas Sanitária e Mestra Fininha.
As 16h30, um motoqueiro (que não teve seu nome liberado) que conduzia uma moto Honda Titan de cor verde, placa HDA 3062, no sentido Pizzaria Papaula / Câmara municipal, ultrapassou o sinal vermelho, colidindo com uma camioneta S10 de cor prata, placa HMN 4485.
O motorista sofreu várias escoriações e foi encaminhado ao Pronto Socorro da Santa Casa.
INCÊNDIOS
A estatística do CB aponta uma mínima queda no número de incêndios em relação aos anos de 2004 e 2005, graças a um trabalho de prevenção realizado no município.
Em 2004 foram registrados 209 incêndios; em 2005 foram 194; até o mês de fevereiro deste ano, 29.
VISTORIAS
Além do trabalho de resgate de acidentes de trânsito, afogamentos, desabamentos, incêndios e outros, o CB também é responsável pela vistoria de imóveis que estabelecem parâmetros para construções de habitação coletiva, ou locais de grande aglomeração de pessoas, para evitar incêndios.
Em 2004 foram efetuadas 3.083 vistorias; em 2005, 2.297; e neste ano, 343, até fevereiro.
O comandante do CB, capitão Laércio, informa que as vistorias são realizadas diariamente e são de grande importância para a prevenção de incêndios.