Com o objetivo de discutir e apresentar propostas das regiões-pólo do Estado para aprimorar o combate e a prevenção à criminalidade em todo o estado de Minas Gerais, Montes Claros sedia hoje mais um encontro regional do Seminário Segurança para todos - Propostas para uma sociedade mais segura, que a Assembléia Legislativa de Minas Gerais promoverá entre 21 e 23 de agosto em Belo Horizonte.
Com o apoio de várias instituições, o seminário legislativo pretende apresentar um diagnóstico sobre a criminalidade e propor ações para prevenir e enfrentar a violência em Minas. A cada encontro, os participantes discutem propostas e elegem os delegados que participarão da etapa final do seminário, que já teve encontros em Uberlândia, Contagem, Governador Valadares, Juiz de Fora e Pouso Alegre.
O encontro de Montes Claros que é o último das seis etapas de interiorização, que acontece a partir das 8 horas na Sala Geraldo Freire, anexo da Câmara Municipal.
PROGRAMAÇÃO
Exposições de deputados e lideranças da região abrirão o encontro. Em seguida uma palestra com o superintendente de Integração do Sistema de Defesa Social, Marcus Vinícius Cruz; e reuniões com grupos de trabalho que discutirão temas sobre segurança pública.
A primeira palestra com o tema Panorama da violência e da criminalidade no Estado de Minas Gerais, será ministrada pelo superintendente de Integração do Sistema de Defesa Social, Marcus Vinicius Cruz.
Em seguida, atividades dos grupos de trabalho com as discussões: Ações preventivas e envolvimento da sociedade; Financiamento da segurança pública; e Sistema de justiça criminal, compartilhamento da informação e administração de recursos humanos.
Na plenária final, programada para o início da tarde, relatos dos trabalhos desenvolvidos nos grupos e eleição dos representantes regionais.