Logotipo O Norte
Segunda-Feira,22 de Setembro

Minas inicia ampla campanha para localização de pessoas desaparecidas

Jornal O Norte
Publicado em 07/06/2006 às 10:22.Atualizado em 15/11/2021 às 08:37.

O programa "Volta", desenvolvido pela polícia Civil e o movimento "Minas solidária", coordenado pelo Servas – Serviço voluntário de assistência social, lançando esta semana pelo governador Aécio Neves, tem como objetivo localizar pessoas por meio da divulgação de filmes e fotos nos principais veículos de comunicação mineiros.



REDE SOLIDARIEDADE



nullDurante a solenidade, que contou com a presença de secretários de estado, parlamentares e empresários, o governador ressaltou a importância do envolvimento de toda a sociedade na campanha. O Programa "Volta" formará a rede de solidariedade integrada por entidades empresariais, como postos de gasolina, farmácias, supermercados, empresas de ônibus, além de prefeituras, hospitais, postos de saúde e escolas estaduais.



- Estamos iniciando a mais ampla e bem articulada rede de solidariedade da nossa história, jamais vista em qualquer outro ponto do país. Por iniciativa do movimento "Minas solidária", uma parceria do Servas com outras organizações não-governamentais, com os veículos de comunicação mineiros e os empresários conscientes de seu papel social, vamos mobilizar todos os esforços possíveis para a localização das centenas de pessoas desaparecidas em nosso estado, um drama que se abate sobre as nossas famílias sem que houvesse, até então, uma resposta à altura deste enorme problema. Um sofrimento que não se mede em números, disse Aécio Neves.



INVESTIGAÇÃO EFICIENTE



De acordo com Aécio Neves o programa "Volta" possibilitará a solução de 70% dos casos de pessoas desaparecidas em todo o estado. Atualmente, a cada ano são registrados cerca de 1000 casos de desaparecimento. O governador afirmou ainda que aumentará o número de funcionários da equipe da Dps – Divisão de referência da pessoa desaparecida, vinculada ao Di – Departamento de investigações, para intensificar os trabalhos de investigação.



- Cerca de 70% desses casos podem ser solucionados a partir de um bom trabalho de investigação e de divulgação, que necessariamente precisa contar com o apoio das famílias, dos vizinhos e do conjunto dos cidadãos. A Dps está sendo reestruturada e, passa a contar com mais funcionários, melhor estrutura para atendimento, agora, com psicólogos e assistentes sociais especialmente treinados para dar atendimento às famílias, conta o governador.



CADASTRO NA INTERNET



Durante o lançamento do programa, o governador anunciou a criação do sistema de comunicação e cadastro de pessoas desaparecidas no estado, que reunirá nomes, fotos e dados pessoais dos desaparecidos, além de informações sobre os locais dos desaparecimentos e o contato de familiares. Será disponibilizada linha gratuita de telefone para notificação dos desaparecimentos – 0800 28 28 197 e um site desenvolvido para divulgação e troca de informações: www.desaparecidos.mg.gov.br. Aécio Neves também assinou o decreto regulamentando a Lei estadual 13.764, de autoria do deputado sargento Rodrigues, que institui o sistema de comunicação e cadastro de pessoas desaparecidas. O sistema será utilizado pelas polícias Civil e Militar reunindo vários tipos de dados e as circunstâncias do desaparecimento. Também determina a obrigatoriedade de comunicação à secretaria de Defesa Social por parte das unidades de saúde (hospitais e postos), unidades policiais, asilos, creches de pessoas inconscientes que derem entrada sem acompanhantes na rede pública e privada.



- Estamos aperfeiçoando a legislação existente. Com a regulamentação de uma nova lei, Minas passa a contar com um sistema de cadastro e comunicação de pessoas desaparecidas, que funcionará como uma rede permanente para investigação, consultas e troca de informações das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. Estamos criando a obrigatoriedade de comunicação compulsória por parte de hospitais, creches, abrigos, asilos, entidades sociais e departamentos de polícia, todas as vezes que essas instituições receberem ou tiverem contato com crianças, idosos e portadores de sofrimento mental, inconscientes ou em estado de confusão mental, que naquele momento não tenham referência familiar, acrescentou o governador.



CAMPANHA



O programa "Volta" dará início à veiculação de uma campanha nos principais veículos de comunicação com cobertura estadual (jornais, portais, revistas, rádios e TVs) com a divulgação de fotos e dados sobre desaparecidos. Um total de 24 veículos de comunicação e 18 entidades empresariais já aderiram ao programa, além da Copasa, Cemig e Loteria Mineira.



As emissoras de TV exibirão inicialmente filmes com um minuto de duração, com exibição de fotos e informações. Na segunda fase da campanha, serão veiculados filmes de trinta segundos narrando histórias familiares dos desaparecidos. As emissoras de rádios veicularão mensagens de incentivo à participação e mobilização da sociedade. Jornais e revistas publicarão anúncios com fotos e informações. A veiculação dará prioridade a menores e pessoas portadoras de necessidades especiais.



A presidente do Servas, Andréa Neves, destacou a participação dos veículos de comunicação do estado na campanha, o que permitiu a veiculação dos anúncios gratuitamente. Serão distribuídos 50 mil cartazes em todas as regiões de Minas Gerais. Os cartazes serão afixados em quatro mil postos de gasolina, oito mil farmácias, três mil supermercados, abrigos de ônibus e metrô, guichês das rodoviárias e casas lotéricas no estado. Também em prédios públicos, prefeituras, escolas hospitais e unidades de saúde da rede estadual. Redes de farmácia e supermercados reproduzirão fotos nas embalagens de produtos.



- É somando esforços de entidades empresariais que vamos viabilizar a colocação de cerca de 50 mil cartazes em todo o estado. A criação, produção e veiculação dessa campanha, tudo isso, é gratuito. Então, eu diria que essa campanha vai permanecer enquanto vigorar o sentimento de solidariedade de todos os parceiros. Então, acredito que ela vá permanecer enquanto for útil e necessária. Se nós pensarmos no poder de mobilização, ao somarmos esforços, nós vamos poder estar comemorando, realmente, a eficácia desse esforço. Nós estamos dando as mãos e essa grande corrente há de chegar a alguma pessoa desaparecida, afirmou Andréa Neves.



EMOÇÃO



A campanha terá como símbolo a música "Volta", famosa na voz de Lupicínio Rodrigues. A chamada principal de todas as peças da campanha será a frase "Volta, vem viver outra vez ao meu lado". Outra frase/slogan será "Minas está unida e solidária nesta campanha para ajudar a encontrar pessoas desaparecidas". Durante o lançamento, várias pessoas se emocionaram com o vídeo da campanha. Lupicínio Rodrigues Filho, herdeiro do compositor gaúcho, disse que espera que a campanha possa ultrapassar as fronteiras do estado para ser veiculada em todo o país.



- Essa música foi construída pelo meu pai em homenagem a minha mãe, num momento em que os dois tiveram uma briga e se separaram. Nada mais triste na vida do que perder um grande amor. Espero que possamos conquistar não somente um desaparecido, mas vários desaparecidos e que essa campanha possa ultrapassar as fronteiras de Minas Gerais e chegar além fronteira do Brasil e que os familiares voltem para suas famílias, finalizou.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por