O governo do estado entregou ontem 105 novos veículos à secretaria de estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e órgãos vinculados, e à Polícia Ambiental para controle e fiscalização ambiental no território mineiro. A solenidade ocorreu durante o Congresso mineiro de Biodiversidade que se realiza no Expominas, em Belo Horizonte. Com a nova frota, em três anos o Sistema estadual de Meio Ambiente e a polícia militar dobraram o número de veículos destinados à gestão ambiental.
O secretário de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, destacou que o estado conseguiu se estruturar de forma a garantir um trabalho preventivo na fiscalização e visitas técnicas no licenciamento ambiental. - Nós atendíamos denúncias. Agora deixamos de ser administrados pelas demandas e passamos a um patamar acima - afirmou. E ainda segundo ele, até o final do ano, o estado deverá abrir nova licitação para renovação dos veículos que não estão em bom estado de conservação, além de aumentar a frota das regiões de maior demanda.
POSSE
Os superintendentes regionais do Meio Ambiente tomaram posse, logo após a entrega dos veículos. Com essa medida, resultado da publicação da lei nº 15.972, em dezembro do ano passado, os núcleos de apoio ao conselho estadual de Política Ambiental se institucionalizam e tornam-se superintendências regionais, com autonomias financeira, jurídica e administrativa.