O estado está efetivando cerca de 12 mil novos funcionários aprovados em concurso. Desde 2003, o governo de Minas realizou diversos concursos públicos para o preenchimento de vagas que estavam pendentes no seu quadro de funcionários.
- O estado está cumprindo uma exigência prevista na Constituição brasileira e isso representa melhoria na qualidade dos serviços prestados ao cidadão. A partir do momento em que são escolhidas pessoas dentro do perfil previsto no edital, elas passam a seguir a mesma regra e ter o mesmo tratamento. No contrato, cada um tem um sistema e é tratado de forma distinta - afirma Fádua Hamdan Bayão, subsecretária de Gestão da Seplan - Secretaria de Planejamento e Gestão.
De 2003 a dezembro de 2005, foram autorizadas 42.323 vagas no serviço público estadual. Desse total, 64% foram para lotação no interior do estado e 12.972 estão em processo de efetivação, desde editais que ainda serão publicados a provas que serão realizadas. Na área da Educação, por exemplo, está previsto, pelo menos, mais um concurso em 2006.
- O estado já está preparado para defender as críticas de que o servidor público efetivo é acomodado. Nós oferecemos instrumentos de acompanhamento e avaliação para garantir o aperfeiçoamento e a produtividade do servidor - diz Fádua Bayão.