Adepto da máxima de que em time que está ganhando não se mexe, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - PT, que ainda se mantém na dianteira nas pesquisas eleitorais reafirmou que não participará dos debates na televisão.
Segundo o petista, com possibilidade de vencer as urnas logo no primeiro turno, apesar do crescimento de candidaturas adversárias, submeter-se a debates seria dar aos adversários as chances de mudar este quadro que o eleitorado brasileiro, nordestino, sobretudo, desenha para os pleitos de outubro.
ALVO
Lula anunciou oficialmente a seus assessores, na semana passada, que não participará de debates na televisão durante a campanha presidencial. Ele tenta evitar ser alvo do ataque, ao vivo, de todos os seus adversários juntos. A estratégia foi usada por Fernando Henrique Cardoso - PSDB, que disputou duas eleições presidenciais em 1994 e 1998.
No entanto, Lula não está livre de desafios. O candidato do PSDB à presidência da República, Geraldo Alckmin já fez o seu: provocou o presidente, candidato à reeleição, desafiando-o para um debate sem meias palavras.