Lajedão tem área de proteção maior

Com biodiversidade única, APA em Matias Cardoso ganha mais 2 mil hectares e monitoramento permanente

Manoel Freitas
Montes Claros
03/04/2018 às 18:05.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:09
 (Manoel Freitas)

(Manoel Freitas)

Tão rico quanto sua arquitetura secular – da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e do cemitério de pedras, erguidos há quase três séculos e meio – é o patrimônio natural de Matias Cardoso, distante 280 km de Montes Claros. Lá está a Área de Preservação Ambiental (APA) Lajedão, que teve a área ampliada de 10.500 para 12.500 hectares. Com biodiversidade única no mundo, a área verde integra a Reserva Biosfera da Caatinga, criada pela Unesco. 

O prefeito de Matias Cardoso, Edmárcio Moura Leal, lembra que a APA Lajedão “é um dos mais relevantes ecossistemas de Minas, funcionando como base de recarga do lençol freático, característica que levou o Instituto Estadual de Florestas (IEF) a ampliar a área e fortalecer parceria com o poder público municipal”. 

Ainda de acordo com o prefeito, problemas como o desmatamento ilegal, as queimadas e a exploração mineral foram resolvidos pelo trabalho conjunto com o IEF, que montou infraestrutura no local e faz o monitoramento de toda a área com três agentes, além do suporte de toda a logística dos Parques Estaduais Lagoa do Cajueiro e Verde Grande, limítrofes à sua área de proteção. 

Para o secretário de Meio Ambiente do município, Jésus Magno Rodrigues da Silveira, a ampliação da área, o replantio de espécies nativas e o rigor na fiscalização “já começam a produzir resultados, como o incremento do ecoturismo”. Ele diz ainda que os 2 mil hectares incorporaram à APA vegetação de médio e grande portes. 

“Com isso, criou cinturão de proteção aos afloramentos calcários, que são recursos ambientais mais intrínsecos”. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por