JANAÚBA – Cinco disparos de arma e uma pessoa morta. Isso foi o que aconteceu na noite de sexta-feira, 16, na abertura do São João Gorutubano, a tradicional festa junina de Janaúba. Os tiros acertaram fatalmente Darlisson Alves Rebouços, 15 anos, que morava na rua São Paulo, bairro Novo Paraíso, nesta cidade.
O crime aconteceu por volta de 22h, durante apresentação de grupos de danças. O criminoso sacou um revólver e correu atrás da vítima. Darlisson foi atingido nas costas, boca, nuca e no olho e no ouvido, ambos do lado esquerdo, e caiu sem vida. Um dos tiros atingiu de raspão a cabeça de um homem, que foi medicado no Hospital Regional e liberado ainda na noite de sexta-feira.
Diante da tragédia, houve tumulto na praça. As pessoas corriam e outras deitavam no chão para se protegerem. Perdas de calçados, telefones celulares e outros pequenos objetos foram inevitáveis diante do desespero.
O caso está sendo investigado tanto pela Polícia Militar quanto pela Polícia Civil. De acordo com a polícia, Darlisson foi assassinado por motivo de acerto de contas relacionado a drogas. O criminoso, possivelmente um adolescente, pode ter tido apoio de uma outra pessoa. A vítima também era acusada de furtos de bicicletas.
Conforme a Polícia Civil, Darlisson era um dos mais freqüentes ladrões de bicicletas. Em seu currículo tinha a ousadia de furtar em média sete bicicletas por semana. Darlisson foi apreendido pela polícia várias vezes. Somente neste ano o jovem esteve em regime de acautelamento (recolhimento de menor que pratica delito) por duas vezes. Ele ainda teve a audácia de ao ser liberado, sob juras de não mais cometer delito, furtar uma bicicleta de um idoso a cerca de 500 metros da Cadeia.
Ainda conforme a polícia, o adolescente trocava cada bicicleta furtada por drogas. Ele recebia quatro pedras de crack, avaliadas em R$ 20,00 cada pedra. A suposta dívida com um traficante teria sido a causa da morte de Darlisson, a quem a polícia tinha como primeiro suspeito nos casos de furtos de bicicletas.