Montes Claros cresceu e ocupa o quinto lugar no número de habitantes no Estado. Entretanto a posição no ranking trouxe uma outra estatística, o crescimento da criminalidade.
O aumento nas ocorrências tem causado sensação de insegurança na população. Entretanto desde a sua implantação há 50 anos, e foi instalado na cidade já por causa da violência desencandeada pelo êxodo rural, a Polícia Militar tem desenvolvido projetos e trabalhado em prol da melhoria da segurança pública.
10º Batalhão de Polícia Militar: 50 anos promovendo
segurança pública em Montes Claros e Norte de Minas
(fotos: arquivo 10° BPM)
Segundo o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel José Heli Gonçalves, as parcerias com a comunidade e órgãos de segurança são fatores essenciais para combater a criminalidade.
INTEGRAÇÃO
A sociedade montes-clarense, mobilizada por anseios difusos, inerentes à criminalidade e à violência ao exigir mais segurança aos órgãos integrantes do sistema de defesa social, compeliu-os a buscarem conjuntamente uma solução para os problemas de segurança pública que afligiam a comunidade.
Esse projeto que conta ativamente com a participação social, contribuiu significativamente para a realização de reuniões e fomento de idéias que fortaleceram as ações de combate à violência e à criminalidade. Dentre essas ações destacam-se: reversão da decisão do Juiz de Execução Penal em embargar a cadeia pública; colocação de grades no perímetro da cadeia pública; operações conjuntas com a Polícia Civil.
SEGURANÇA PARTICIPATIVA
O bairro Distrito Industrial, localizado na região Norte da cidade de Montes Claros, representa um marco inovador em participação social nos problemas da criminalidade e da violência. Este bairro se destaca pela formação e efetiva participação do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) que, juntamente com a equipe do 10º BPM, trabalham em prol da ordem pública.
O projeto “Segurança Participativa”, implantado no bairro com o objetivo de adotar novos procedimentos para fazer frente à ação de marginais na localidade já tem apresentado resultados positivos.
O projeto é uma medida que visa ao atendimento dos anseios e questionamentos das Empresas instaladas no Distrito Industrial que, constantemente, estavam sendo vítimas de furtos/roubos, com destaque para o furto de cabos telefônicos, além de propiciar maior segurança ao trânsito de seus empregados pelas vias de acesso aos locais de trabalho.
A iniciativa materializa o trabalho conjunto de forma prática e efetiva, nas ações de Policiamento comunitário.
VOLUNTÁRIOS DA PAZ
Projeto inovador de aproximação comunitária, implantado com o objetivo de cadastrar voluntários para se estabelecer uma comunicação produtiva e confiável entre o Décimo Batalhão e a sociedade montes-clarense, onde há troca de idéias, informações e sugestões visando à melhoria da segurança pública.
ASPECTOS ADMINISTRATIVOS
Desde o mês de fevereiro de 2005, o serviço operacional do 10º BPM tem recebido atenção especial através de inúmeras ações/operações realizadas com o emprego maciço do efetivo administrativo. O empenho realizado obedece a critérios específicos, como o emprego científico do policiamento (dias da semana, faixas horários e zonas quentes de criminalidade) dados estes, de extrema confiabilidade e eficiência no estabelecimento do perfil e do padrão de atuação dos cidadãos infratores da ordem.
PROERD
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) tem como objetivo prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência entre os jovens. Implantado em Montes Claros no primeiro semestre do ano de 2003 já formou 15.254 e atendeu 65 educandários atendidos.
POV ITINERANTE
Para aproximar a comunidade a Polícia Militar foi implantado o Posto de Observação e Vigilância – POV, no centro da cidade. O POV tem como finalidade estar presente em logradouros distintos da área central de Montes Claros.
AGENTES PENITENCIÁRIOS
Para liberar os policiais militares da guarda externa da cadeia pública da cidade para execução das atividades de policiamento ostensivo o 10º BPM treinou e capacitou no ano passado 30 agentes penitenciários masculinos e femininos. Porém, dezenove policiais militares ainda permanecem na guarda externa da cadeia.
GUARDA MUNICIPAL
A equipe de policiais do Décimo Batalhão contribuiu significativamente para a formação de 100 Guardas Municipais, que atuam na guarda de prédios públicos municipais constituindo em importante reforço para as atividades da Polícia Militar.
SETORIZAÇÃO DO POLICIAMENTO
O projeto inovador de setorização do policiamento tem como objetivo buscar mobilização em segurança pública, com maior participação e interação comunitária no controle do crescimento da criminalidade e na solução dos problemas. O projeto também é denominado “Pelotões sem Quartéis”, em razão da inexistência de uma estrutura física imediata para funcionamento de um Quartel a cada pelotão.
OLHO VIVO
É um projeto que contempla uma parceria da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Montes Claros a Polícia Militar de Minas Gerais e outras entidades da cidade, para fazer um monitoramento eletrônico das principais ruas do Centro comercial. Seu principal objetivo é proporcionar maior segurança subjetiva, já que os criminosos serão fiscalizados 24 horas por dia, além da segurança objetiva, alcançada com a capacidade de se resgatar imagens e desvendar a autoria dos crimes cometidos nesta parte da cidade.
CENTRO SEGURO
Este é um projeto que busca sensibilizar os comerciantes do centro de Montes Claros sobre a necessidade de interagir com a Polícia Militar, buscando soluções para os problemas através do envolvimento do poder público e dos próprios comerciantes.
O projeto estimula a adoção de medidas de auto-proteção que garantam a segurança de seus clientes nas lojas, e constitui uma das principais metas, na medida em que busca motivar as pessoas e empresas a saírem de uma posição individualista, levando-as a adotarem uma atitude de atenção com a coletividade.
O policiamento no Centro comercial será redimensionado através de ações voltadas para prevenção dos delitos. Essa medida, associada ao monitoramento eletrônico do Projeto Olho Vivo, reduzirá o crescimento da criminalidade no Centro comercial da cidade.