Logotipo O Norte
Quinta-Feira,16 de Janeiro

Imprudência e embriaguez: principais causas de acidentes de trânsito

Jornal O Norte
Publicado em 30/03/2006 às 10:37.Atualizado em 15/11/2021 às 08:32.

Gissele Niza


Repórter


onorte@onorte.net



Que bebida alcoólica e distração e trânsito não combinam todo mundo sabe, mas os números apontam que estas são as principais causas de acidentes de trânsito em Montes Claros, o que, muitas vezes, deixam seqüelas irreparáveis ou até vítimas fatais.



Flagrante de acidente ocorrido ontem, quarta-feira, na Avenida Mestra Fininha (foto: Wilson Medeiros)



Dados de uma estatística feita a pedido do O Norte ao corpo de bombeiros revelam que 70% dos acidentes de trânsito são provocados por bebida alcoólica, 20% por imprudência (distração e desrespeito às leis) e 10% por outros motivos.



O CB registrou, no ano de 2004, 5.638 ocorrências, sendo 1.585 de salvamento; em 2005 foram registradas 6.442 ocorrências, sendo 2.024 de salvamento; somente até o mês de fevereiro deste ano foram registradas 579 ocorrências, sendo 84 de salvamento.



Os resgates pré-hospitalares efetuados foram: em 2004, 761; em 2005, 1.927; e até fevereiro deste ano, 203.



O comandante do CB, capitão Laércio Ferreira, explica que os acidentes acontecem na maioria das vezes com a soma de bebida alcoólica, imprudência e trânsito.  



- A pessoa que está alcoolizada não tem consciência e não reconhece seu estado de embriaguez, quando esse fator é somado à imprudência (que já começa com a decisão de dirigir um carro ou pilotar uma moto) e desrespeito às leis de trânsito. Na maioria das vezes, o resultado é sempre o mesmo: acidentes. O que poderia ser uma festa, ou um dia comum, acaba se transformando em um grande problema e, algumas vezes, até em tragédias com vítimas fatais ou gravemente feridas – completa o comandante. Laércio faz um alerta a todos os motoristas de que sempre prestem atenção no trânsito, mesmo em lugares ermos:



- Prevenir é o único remédio e alertar aos motoristas sobre seus direitos, deveres e responsabilidades nunca é demais, pois vivenciamos diariamente o resultado da imprudência no trânsito. Nunca o motorista deve dirigir ou pilotar alcoolizado; sempre parar em todas as esquinas, mesmo em lugares aparentemente sem fluxo de veículos; a pressa de nada adianta, transite sempre com cuidado, observando os sinais de trânsito e respeitando as leis; mulheres: não devem andar de moto, mesmo usando saia, de lado, pois uma queda pode ser fatal; e nunca dirigir ou pilotar de salto alto – alertou Capitão Laércio.



Outros detalhes sobre a pesquisa encomendada pelo CB serão publicados nas próximas edições, como o recorde de batidas envolvendo motos.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por