Logotipo O Norte
Segunda-Feira,23 de Dezembro
Festim

I Festival Estudantil de Teatro movimenta Montes Claros

Adriana Queiroz
genteideiascomunicacao@gmail.com
Publicado em 23/10/2024 às 19:00.

O I Festival Estudantil de Teatro de Montes Claros está sendo realizado até o dia 27 de outubro no Centro Cultural Hermes de Paula (CCHP), na Casa Teatro Vanda Dias, Unimontes e nas praças da cidade. O evento, que conta com apoio da Lei Paulo Gustavo, do curso de Teatro da Unimontes, do Grupo de Pesquisa Gdeco e da pró-reitoria de extensão, é uma iniciativa da professora Nelcira Durães.

“O Festim nasceu da vontade de fomentar o teatro entre a juventude, de forma descentralizada. Uma proposta de quem acredita no teatro e na educação como potências transformadoras. E tomara que seja uma ‘sementeira’ em terra fértil, e em outros anos possamos ver bons frutos” diz Nelcira. 
 
CARA E CORAGEM
Ao todo, foram inscritas 17 escolas e oito foram selecionadas para o festival. Uma delas é a Escola Estadual Salvador Filpi, na Vila Sion. Professora de artes, Ana Paula Paulino, formada em teatro e psicologia, conta que a apresentação da escola será na próxima sexta-feira (25), às 18h, na Casa Vanda Dias, no bairro Morrinhos. 

“Inscrevi minha escola no Festim com a cara e coragem, pois nunca fizemos nada parecido. Nossos estudantes não têm contato com a arte teatral, alguns nunca foram ao Centro Cultural ou assistiram à peça de teatro pessoalmente. Somente por vídeos, pois constantemente tento aproximá-los das diversas linguagens artísticas”, diz.

Com a turma, escolheu o texto Saltimbancos e fizeram uma releitura criativa, com alguns aspectos de crítica social e relembrando a realidade periférica em que estão inseridos, enquanto escola. 

“Comentamos hoje que a ‘quebrada’ vai subir ao palco e fazer o que, outrora, somente a elite fazia. São adolescentes de 12 a 15 anos e estão em êxtase pela experiência vivenciada nos ensaios. Creio que será bem marcante a apresentação, um divisor de águas na vida deles e em nossa comunidade escolar”, declara a professora.

Com diversos alunos com vulnerabilidades sociais, Ana Paula conta que conseguiu convencê-los a participar com o benefício de irem ao cinema com o incentivo fornecido pelo festival que alguns nunca entraram no shopping.

“O espetáculo ficou bem lindo, mesmo sem muita experiência, eles estão entregando tudo em cena e espero que dê tudo certo. Emociono-me a cada ensaio, nem acreditamos que demos conta de chegar ao final e estar tudo prontinho para o dia”, revela. 
 
NOITE DE REIS
Débora Ariel é professora da Escola Estadual Elóy Pereira e diz estar muito entusiasmada com essa nova experiência que é o Festim. Ela coordena a peça “Noite de Reis”, encenada pelo ensino médio. A apresentação dos alunos será no próximo domingo (27), também na Casa de Teatro Wanda Dias. 

“A experiência tem sido maravilhosa. Os alunos são os protagonistas. Foram eles que escolheram esse texto teatral, que é uma comédia de Shakespeare, e resumiram, em menos atos e cenas, a peça que é a ‘Comédia Noite de Reis’. Então, todo o mérito dessa adaptação de roteiro é dos alunos. Eles se interessaram em pesquisar o figurino de época e nós começamos muito bem também com a pesquisa de algumas cenas de outros espetáculos. Porém, uma das dificuldades foi encontrar essa peça feita no Brasil, então eu e os alunos conseguimos uma versão em inglês e também alguns textos da internet e fomos imaginando. O Júnior foi muito parceiro da Unimontes porque além de trazer muitas orientações sobre o ritmo das cenas e também sobre a estética, ele deu muitas contribuições de abertura e fechamento com cenas de música. Então, tudo isso para nós é um deleite, uma experiência muito boa, que tenho certeza que vai marcar para sempre a memória desses alunos”, comenta.  
 
OLIMPO BREGA
Lázaro Filho é professor de matemática na Escola Estadual Levy Durães Peres, onde trabalha há quatro anos. É também acadêmico do curso de teatro na Unimontes.

“Nesse semestre, tive a oportunidade, através da professora Nelcira, de estar produzindo ‘Olimpo Brega’, escrito pelo professor dramaturgo Paulo Henrique Dias Costa. É um espetáculo cênico com os alunos aqui do Levy, do Ensino Médio. Desde agosto, nós estamos ensaiando e os alunos estão gostando muito de poder sair da sala de aula e fazer um trabalho cênico para apresentar para o público. Para mim, como professor, está sendo uma oportunidade incrível. Também, porque esse contato com o teatro está me ajudando muito a me aproximar dos alunos na minha aula de matemática”, diz.

A turma de Levy Durães Peres se apresentará no domingo (27), na Casa de Teatro Wanda Dias, localizada no bairro Morrinhos.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por