Motoristas e pedestres travam verdadeiras batalhas nas ruas e estradas. O resultado é um saldo elevado de atropelamentos e inúmeros acidentes por ano, com inúmeras vítimas. O que antes parecia ser impressão geral agora foi confirmado por uma pesquisa da Scaringella Trânsito, em parceria com a Connection Tecnologia: as más condições das vias públicas e dos veículos vêm contribuindo cada vez mais com as tristes estatísticas de acidentes de trânsito, embora o fator humano que são os motoristas e pedestres ainda seja a causa mais comum.
Segundo o estudo, o grau de conservação do veículo, das vias públicas e do meio ambiente pode interferir na gravidade do acidente.
No Brasil, o trânsito mata cerca de 50 mil pessoas por ano, o equivalente a 10% das mortes de trânsito registradas em todo o mundo.
MONTES CLAROS
Em levantamento feito pela delegacia regional de Segurança Pública o número total de veículos que circulam em Montes Claros gira em torno de 86 mil, sendo que 41 mil são automóveis, 30 mil motocicletas e 10 mil carros que vêm de outras cidades.
As ocorrências chegam praticamente resolvidas pela polícia militar, que faz os levantamentos dos números de acidentes, fluxos de carros, então ficamos mais com a parte de saber o número de carros, é uma parte mais interna, segundo a PM.
O 10° batalhão da polícia Militar faz um trabalho junto à prefeitura, segundo o comandante da companhia de Meio Ambiente e Trânsito Paulo Veloso.
- O Estado poderá atuar no município desde que seja firmado um convênio formalizado com a prefeitura, pois este trabalho é paralelo entre a prefeitura e o 10° batalhão Militar sob o comando da companhia do Meio Ambiente e Trânsito. Este convênio é necessário para dar suporte ao pelotão de trânsito, suporte de recursos humanos e capacitação de agentes - diz Paulo Veloso.
Prestação qualificada de serviços ao público é a principal meta da companhia de trânsito, campanhas educativas de trânsito, distribuição de panfletos e campanha nas escolas e empresas sempre são realizadas para que um processo de conscientização aconteça.
AUTORIDADES
O tenente coronel Eli realiza um trabalho tentando estruturar a atividade de trânsito no município de Montes Claros promovendo reuniões com o intuito de mobilizar órgãos públicos e fazer a adequação de serviços como o de reboque de veículos e depósito de veículos irregulares.
Segundo o comandante Paulo Veloso, humanizar é a palavra certa para o motorista de hoje.
- O que falta ao motorista de hoje é mais humanização no trânsito, aprimoramento pessoal, mais sentimento e condições de se relacionar com os outros usuários da via, trabalhar para que certas coisas sejam mudadas é necessário. O código de trânsito nas leis atuais tem punições mais severas e rigorosas, o que ajuda a educar mais - relata Paulo Veloso.
ACIDENTES
O número de acidentes de janeiro a agosto de 2005 e janeiro a agosto de 2006, mostra um levantamento feito pela 10° batalhão da polícia Militar nas estradas que ligam a Montes Claros teve uma diminuição considerável, já que em 2005 o número total era de 202 e neste ano foi de 189. Estes dados mostram que mesmo num processo lento o processo de conscientização da população está acontecendo.