Estão abertas as inscrições para as oficinas do Programa Fica Vivo que será implantado na região do bairro Santos Reis. Estão sendo oferecidas vagas para os cursos de dança de salão, teatro, aeróbica, axé, Capoeira, informática, break, rap e grafite, DJ, futebol de campo, vôlei e arte em sucata.
As oficinas beneficiarão em sua primeira fase cerca de 25 jovens de 12 a 24 anos, de ambos os sexos, em cada modalidade.
O Programa é desenvolvido pelo Núcleo de Prevenção à Criminalidade, que atua em locais caracterizados pela exclusão social e onde os índices de homicídios são mais elevados, desenvolvendo ações de intervenção estratégica e de proteção social.
De acordo com a gestora do núcleo, Elizabeth Aguiar, o programa beneficia, inicialmente, seis bairros entre eles: Eldorado, Jardim Brasil, Santos Reis, Vila Atlântida, Vila São Francisco de Assis e Vila Áurea).
- A nossa meta é ampliar esses cursos para que possam atender toda a demanda da região do Santos Reis e, posteriormente, toda a cidade – afirma a gestora.
As oficinas são gratuitas e funcionarão em horários de contra-turno para os jovens que estudam, além de horários nos finais de semana.
Elizabeth Aguiar informa ainda que, além do Fica Vivo, a região do Santos Reis também se beneficia do Programa Mediação de Conflitos, com atendimentos extra-judiciais para a resolução de problemas interpessoais e coletivos, como briga de casais, briga entre vizinhos e reconhecimento de paternidade, tudo isso dentro da própria comunidade.
- O trabalho junto à comunidade favorece ainda mais as ações de prevenção à criminalidade, contribuindo com a segurança na cidade – observa Elizabeth.
INSCRIÇÕES
Os interessados em participar das oficinas devem comparecer ao Projeto Nova Vida, na avenida João XXIII, 2.015 – Santos Reis, onde funcionam os Programas na região.
As inscrições podem ser efetuadas até amanhã, pois as oficinas começam na próxima segunda-feira, dia 26.
PREVENÇÃO À CRIMINALIDADE
Inaugurado em dezembro de 2005, o Núcleo de Prevenção à Criminalidade é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Defesa Civil e a Prefeitura de Montes Claros. Ele é composto de profissionais das áreas do Direito, da Psicologia e da Assistência Social, além de estagiários das mesmas áreas.
Além dos Programas Fica Vivo e Mediação de Conflitos, o Núcleo tem a Central de Apoio à Aplicação de Penas Alternativas (CEAPA), que trabalha com pessoas que cometeram crimes leves, encaminhadas pelo Juizado, e atua ainda com o Programa de Reintegração Social do Egresso, que desenvolve trabalhos com os ex-presidiários e seus familiares, facilitando sua inclusão social e reduzindo os índices de reincidência.
Segundo a gestora do núcleo, todas as ações são desenvolvidas através de uma Rede de Proteção Social, que conta com a parceria de instituições, escolas, universidades, hospitais, Programa Saúde da Família (PSF), Unidades de Saúde, Secretarias Municipais e sociedade civil organizada.
O Núcleo de Prevenção à Criminalidade atende na Rua Corrêa Machado, 865, Centro (antigo prédio da Polícia Civil).