O governo de Minas, por meio da secretaria de estado de Saúde, abre neste sábado, a partir das oito da manhã, a 1ª etapa da campanha de multivacinação infantil. Participam da solenidade o secretário de estado de Saúde, Marcelo Teixeira e o ministro da Saúde, Agenor Álvares. “O tema da campanha deste ano é O seu filho quer duas gotinhas da sua atenção, reforçando a responsabilidade dos pais em levar as crianças para vacinarem, protegendo-as contra a paralisia infantil com apenas duas gotinhas. A vacina é gratuita, e poderá ser encontrada nos 7.258 postos de saúde fixos e volantes. Além da vacinação contra pólio, durante a campanha os pais poderão colocar em dia o cartão de vacinação de seu filho.
EXPECTATIVA
A expectativa é de que sejam vacinadas aproximadamente 1,6 milhão de crianças menores de cinco anos. O objetivo desta campanha é alcançar a meta de 95% continuando a manter distante de Minas e do Brasil a poliomielite. “Para esta campanha serão distribuídas 2.900.000 doses da vacina Sabin, que protege contra a poliomielite, para todos os postos de saúde dos 853 municípios do estado, que estarão abertos das oito da manhã às cinco da tarde, com o apoio dos 26.500 profissionais que trabalharão nesta campanha.
OUTRAS VACINAS
Além da Sabin foram distribuídas também doses das vacinas: Tetravalente (106.350), Hepatite B (75.550), Triviral (75.000), Febre Amarela (78.900) Dupla Adulto (132.900) e Rotavírus (42.625). A vacina dupla adulto será disponibilizada apenas para os municípios de risco para o tétano neonatal localizados no vale do Jequitinhonha e norte de Minas. “Nas campanhas de 2005 a homogeneidade alcançada foi de 90,49% durante a 1ª etapa e 90,50% na segunda, com, respectivamente, 1.574.215 e 1.574.308 doses aplicadas.
MONTES CLAROS
Em Montes Claros, a secretaria de Saúde iniciou a campanha na última terça-feira. A meta é vacinar 33.362 crianças de zero a cinco anos. Na área urbana, onde existem 31.848 crianças em idade de vacinação, o atendimento está sendo feito em 27 unidades de saúde. Já na área rural, com 1.517 crianças, três equipes – com nove profissionais cada uma – percorrem as comunidades em unidades móveis da secretaria.
A DOENÇA
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores. A doença foi de alta incidência no país em anos anteriores e deixou, ao longo dos anos, centenas de pessoas com deficiência física.