O Hospital de Olhos da Fundação Hilton Rocha, em Belo Horizonte, vai voltar a atender pacientes carentes de todo o país, principalmente do estado de Minas Gerais, nesta segunda-feira 20. A reinauguração, marcada para as 17h, vai contar com presença de várias autoridades como a do ministro da Saúde José Saraiva Felipe, e do prefeito da capital mineira, Fernando Pimentel.
A Fundação foi assumida em setembro do ano passado pela Rede Soebras - Associação educativa do Brasil e agora retoma o atendimento e se consolida como referência na área de oftalmologia no estado.
O grupo Soebras ampliou, reformou e adquiriu equipamentos de ponta na área oftalmológica. Hoje, o Hospital de Olhos tem capacidade para realizar 400 consultas e 40 cirurgias por dia, sendo que 80 por cento deste atendimento vão ser realizados pelo SUS – Sistema único de saúde. Além disso, há atendimento especializado em plástica ocular, estrabismo, retina, glaucoma, córnea e visão subnormal.
PARCERIAS
Já está em desenvolvimento parcerias com os governos federal, estadual e municipal para o projeto URBI, que consiste em consultórios móveis que vão visitar municípios do interior de Minas Gerais e da região metropolitana de Belo Horizonte.
Nas visitas será feita uma triagem de pacientes com problemas visuais como catarata, retinopatia diabética e glaucoma. Quem apresentar alguma doença será encaminhado para tratamento na fundação.
Outra intenção dos administradores da Fundação Hilton Rocha é, em breve, reativar os cursos pós-graduação (residência médica) para os oftalmologistas de todo o Brasil.
HISTÓRICO
A Fundação Hilton Rocha foi inaugurada em março de 1979, na cidade de Belo Horizonte, no bairro Mangabeiras. O idealizador do projeto é o professor Hilton Rocha, conhecido mundialmente pelo trabalho desenvolvido na área de oftalmologia.
A fundação nasceu da necessidade de dar assistência apropriada à população carente que sofre com problemas oftalmológicos e que não tem condições de pagar um tratamento particular.
Na época, outros médicos assumiram a coordenação da fundação com o professor Hilton Rocha. Os oftalmologistas Christiano Barsante, Paulo Galvão e Emyr Soares formaram a primeira diretoria do Hospital de Olhos.
Em todos estes anos de trabalho a Fundação beneficiou milhares de pacientes.
SOEBRAS
No ano passado, a Rede Soebras assumiu a instituição para fazer uma recuperação administrativa. Foi, então, firmado termo de ajustamento de conduta com apoio do ministério público da capital, para que a Soebras assumisse as dívidas e administrasse a fundação pelos próximos 15 anos.
Agora, com a estrutura toda reformada, com novos médicos contratados e equipamentos modernos a Fundação Hilton Rocha presta assistência às pessoas de baixa renda. Para o superintendente operacional da Soebras, Ruy Muniz este foi mais um desafio vencido.
- Foi com grande determinação que a Associação educativa do Brasil assumiu a Fundação Hilton Rocha. Estamos nos especializando em recuperar instituições que não estão bem financeiramente. Esta foi mais uma etapa que vencemos com fé e determinação. Não economizamos esforços e investimentos para recuperar o patrimônio de Minas Gerais e do Brasil, que é a obra do professor Hilton Rocha – conclui Ruy Muniz.