Logotipo O Norte
Sexta-Feira,23 de Maio
Ocupação cidadã

Festival Cidade Viva celebra o ‘Dia do Trabalhador’ com cultura e inclusão

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 29/04/2025 às 21:49.Atualizado em 29/04/2025 às 21:50.

Na próxima quinta-feira (1), Montes Claros se prepara para a segunda edição do Festival Cidade Viva. O evento, gratuito e inclusivo, promete entretenimento para todas as faixas etárias no Parque Municipal Milton Prates, com uma estimativa de público de 15 mil pessoas. Realizado com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocinado pela Tambasa Atacadistas, e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da CEMIG, o festival reafirma seu compromisso com a diversidade cultural e acessibilidade.

Idealizado como uma ação de valorização do trabalhador e da ocupação cidadã dos espaços públicos, o Cidade Viva reúne atrações musicais, teatro, oficinas, óculos de realidade virtual, espaço piquenique, brinquedos infláveis, sorteios de brindes e atividades lúdicas para crianças e adultos. Todos os artistas contratados são de Montes Claros, como Grupo Fitas, DiOliver, Bruno e Fabiana, Gabi Alves, Calango Baila e Marcelinho dos Teclados.

“Mais do que um evento, o Cidade Viva é uma resposta ao desejo da população por pertencimento, cultura de qualidade e espaços de convivência acessíveis. É gratificante ver o Dia do Trabalhador se transformar em uma oportunidade de encontro, lazer e valorização da nossa gente. Esse projeto só é possível graças a parcerias comprometidas com o desenvolvimento cultural da cidade”, afirma Marcus Honorato, realizador e produtor do festival.

“Nossa expectativa é a melhor possível. No evento do ano passado, tivemos uma adesão ótima da população e muitos têm nos procurado através das nossas redes sociais para dizer que novamente estarão presentes. Então, isso somente aumenta a nossa expectativa, principalmente por ser uma data tradicional de a população ir ao parque. Esperamos um grande público e ampliamos nosso atendimento para recebermos a todos com conforto, bom atendimento e atrações diferenciadas tanto para as crianças quanto aos adultos”, completa Honorato.

O impacto do projeto vai além do palco. Mais de 300 postos de trabalho diretos e indiretos foram gerados em Montes Claros para a realização do festival, envolvendo produção, montagem, recreação, alimentação e serviços gerais. Além disso, todo o espaço gastronômico e de artesanato foi cedido gratuitamente para a população local, permitindo a geração de renda sem custo de locação.

A dona de casa Janete Clea Mariana está ansiosa pelo evento. “Que maravilha essa iniciativa! Trazer a família toda para um festival gratuito no Dia do Trabalhador, com tantos shows e atividades para todas as idades, é simplesmente perfeito. A gente trabalha tanto durante o ano, né? Merecemos um dia como esse para relaxar, se divertir e aproveitar a companhia um dos outros sem ter que gastar uma fortuna”, diz.

“Acho que é uma forma linda de celebrar o trabalhador, oferecendo lazer e cultura para todos. As crianças vão adorar as atividades, meu marido irá curtir os shows e eu já estou amando essa atmosfera de alegria e união que vamos nos conectar na próxima quinta-feira. Parabéns aos organizadores! Que essa iniciativa se repita muitas vezes!”, completa a dona de casa. 

SERVIÇO
Festival Cidade Viva – Montes Claros
Data: 1º de maio – quinta-feira (Feriado do Trabalhador)
Horário: 8 às 20 horas
Local: Parque Municipal Milton Prates

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por