Cores de Agosto

Exposição fotográfica relembra edições passadas da tradicional festa

Adriana Queiroz
Publicado em 16/08/2022 às 02:15.Atualizado em 16/08/2022 às 02:37.

Será nesta terça-feira (16) a tão aguardada abertura oficial da 181ª Festas de Agosto, na Sede da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos. 

Para quem quiser reviver momentos inesquecíveis de edições passadas, a sugestão é visitar a exposição da artista e fotógrafa Indi Gouveia, convidada deste mês da galeria virtual do Vendo Fotografias.

“Cores de Agosto” é um processo de documentação que começou em 2016, com a intenção de construir memórias das intensidades das ruas. 

O Norte conversou com Indi Gouveia, montes-clarense que, atualmente, reside em Juiz de Fora. Ela é comunicadora popular, graduada em jornalismo pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte), mestranda em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Ela expõe seus trabalhos durante as Festas de Agosto através da galeria virtual do Vendo Fotografia, disponível no link https://www.artsteps.com/view/62f41da4e9f2e88cb5bc614d 

“Há um tempo venho acompanhando o trabalho do Vendo Fotografias, um projeto que surgiu em Montes Claros, em 2014, pelo Gustavo Souto e João Henrique Abreu, na busca de alternativas para circulação de seus trabalhos fotográficos autorais. O Gustavo já havia me convidado para participar de algumas feiras que o Vendo estava envolvido, mas não tinha conseguido conciliar agendas. Agora, com esse período das festas veio o convite para me juntar como artista convidada, na galeria virtual do projeto, que nesses oito anos de existência, já contou com obras de dezenas de artistas”, comemora.

Indi Gouveia conta que se envolveu com a fotografia porque sempre foi muito conectada aos processos de comunicação, inicialmente mais à experimentos ligados ao vídeo. A fotografia virou uma paixão na disciplina de Fotojornalismo, ministrada pela Lidiane Silva, durante a graduação. 

“Com o suporte dela, consegui ir construindo uma identidade no meu processo fotográfico, aprimorando técnicas, mas principalmente reconhecendo e encontrando o meu olhar dentro dos meus registros”, diz. Desde então, a fotografia é para ela um caminho de conexão com o outro ou com lugares.

“Gosto de registrar os modos de vida e fazer das fotografias um exercício de contar histórias”, conta.

Ela conta que começou a registrar as Festas de Agosto em 2016 e a primeira edição de “Cores de Agosto” foi exibida logo em 2017, em uma exposição física na Casa de Augusta, a convite de Marta e Bruno, que gerenciavam o espaço na época. 

“Tornei dessa captação de imagens um processo. Desde então, em todas as festas tenho feito registros, com o hiato em 2020 e 2021 por conta da pandemia. É um processo intenso, tenho muitos registros. Para a seleção e edição das primeiras fotos contei com o apoio e suporte de Lidiane Silva e de Samuel Reis. Para essa segunda exposição, tive o apoio de Gustavo Souto na seleção das imagens “, diz.

“Cores de Agosto” é para ela, é um processo de conexão com a sua infância, vendo os catopês pelas ruas dos Morrinhos, bairro em que foi criada. 

“Surgiu como uma descoberta, um novo olhar sobre as fitas colorindo o centro da cidade. Ter uma exposição virtual dessa série hoje é muito significativo para mim, porque além de conseguir mostrar um pouco do que são as Festas de Agosto, é possível fazer as fotos chegarem a diversas pessoas, através de um clique”, conta.

Para acompanhar os trabalhos de Indi Gouveia, encontre-a nas redes sociais @indigouveia e acompanhe o seu trabalho através do portifólio virtual: https://www.indigouveia.site/ 

Serviço
Exposição Cores de Agosto - Fotógrafa Indi Gouveia 
Disponível no https://www.artsteps.com/view/62f41da4e9f2e88cb5bc614d

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por