Começa hoje, sexta-feira, a 32ª Expomontes 3006 - Exposição agropecuária de Montes Claros, que terá esquema especial de segurança para garantir a tranqüilidade dos visitantes, contando com sistema pioneiro na cidade: o monitoramento de vídeo da polícia militar.
O sistema de monitoramento de vídeo, com duas câmeras de alta tecnologia, inclusive com infra-vermelho, possibilitará à polícia militar identificar todas as ações em 100% da área de circulação do parque.
O chefe de planejamento operacional do 10º Batalhão de polícia militar, capitão Jaime Ronaldo, informou a O Norte que, neste ano, a segurança dos visitantes estará garantida não só pela quantidade de efetivo, mas pela qualidade do trabalho que será realizado.
- O número de efetivo lançado no parque não precisa ser quantitativo para que a segurança seja mantida no local, mas sim qualitativo. Neste ano estaremos monitorando toda a área de circulação do parque durante o evento, o que possibilitará uma ação rápida dos policiais, que serão divididos em pequenos grupos e se comunicarão através de rádio. Se houver qualquer ação por parte dos vândalos que comprometa a segurança do local, os mesmos serão identificados em segundos – informa capitão Jaime.
O chefe de planejamento operacional informa ainda que a alta tecnologia das câmeras instaladas no parque possibilitarão a visibilidade total dos vândalos, pois têm zoom de 200 vezes, ou seja, as imagens podem ser observadas em um raio de 200 metros, como se a pessoa estivesse dentro da sala de monitoramento.
ESTRUTURA
Além do sistema de monitoramento de vídeo, cerca de 100 homens da polícia militar e 50 seguranças particulares cuidarão da segurança diária no parque de exposições. Na portaria, um detector de metais evitará que pessoas entrem armadas.
Também permanecerá no interior do parque uma unidade avançada do serviço móvel de atendimento de urgência (Samu), com médicos e enfermeiros.
PIONEIRISMO
O empresário Vinicius Versiane, responsável pela realização dos shows da Expomontes, observa que o sistema de monitoramento de vídeo é uma inovação para dar tranqüilidade e segurança aos visitantes do evento.
- A inovação dará tranqüilidade ao público estimado de mais de 25 mil pessoas por dia, inibindo a ação de criminosos que tentarem conturbar a segurança do local. Pretendemos fechar o evento no próximo dia 09, sem nenhum registro de ações de vândalos que tenham comprometido a segurança dos visitantes. Para isso contamos com cerca de 150 homens por dia, entre policiais militares e seguranças particulares, e com o pioneirismo do sistema de monitoramento, que utilizaremos nos eventos de grande porte, como o Axé Montes, que acontece em agosto, sempre pensando na satisfação do público – diz o empresário.
DICAS DE SEGURANÇA
Capitão Jaime observa que a população deve ficar atenta à dicas de segurança, para que possam curtir o evento sem eventuais problemas, entre elas:
· Ao sair de casa, certifique-se se está tudo trancado;
· No deslocamento a pé até ao parque de exposições procure sempre andar em grupos, o que inibe a ação dos criminosos;
· Nunca dirija embriagado;
· Evite andar com bolsa ou objetos que chamem atenção como relógios, celulares etc;
· Nunca saia de casa armado;
· Ao avistar qualquer tumulto procure um lugar seguro;
CAMBISTAS
O chefe de planejamento operacional lembra ainda que a população deve ficar atenta também a ação dos cambistas:
- Comprar ingressos falsificados é crime. A população deve ficar atenta na compra dos ingressos para evitar problemas na portaria do parque, pois qualquer tentativa da prática do crime será reprimida imediatamente – finaliza capitão Jaime.
OLHO VIVO
Em entrevista ao O Norte o comandante do 10º batalhão de polícia militar, tenente coronel Heli José Gonçalves informou que o sistema de monitoramento de vídeo instalado no parque de exposições e que será utilizado nos eventos de grande porte da cidade é uma demonstração do programa Olho Vivo que será instalado no centro da cidade.