Acadêmicos da área de Saúde da Funorte – Faculdades Unidas do Norte de Minas - assistiram, na última terça-feira, à palestra do ex-ministro da Saúde José Saraiva Felipe, no Campus da instituição, no bairro JK, em Montes Claros.
O político e também médico sanitarista falou sobre a trajetória do SUS - Sistema único de saúde - no Brasil. Ao iniciar a palestra, Saraiva afirmou que o SUS começou em Montes Claros há 30 anos e que isso foi de grande importância para a região. Ele salientou que após a implantação do SUS na Constituição Federal de 1988, o atendimento gratuito passou a ser um direito, e não um ato de caridade, de filantropia.
- Hoje, manter o SUS é uma obrigação do governante – afirmou Saraiva.
Saraiva ainda falou sobre os princípios básicos que regem o SUS como o da universalidade e da integralidade, ou seja, o sistema tem que atender a todos e desde uma simples prevenção até um complexo atendimento hospitalar.
ADIANTE
O ex-ministro e deputado federal, Saraiva Felipe respondeu também às perguntas dos professores e alunos da faculdade e logo depois concluiu que a luta pela saúde pública de qualidade deve continuar no país.
Para a diretora-geral da Funorte Tânia Raquel Muniz esta é uma forma de levantar discussões interessantes com os alunos que serão futuros profissionais da área de saúde. - Esta aula inaugural, com a presença do ex-ministro da Saúde foi importante para o conhecimento do SUS, que hoje atende milhares de pessoas por dia em todo o país. Ao final também tivemos a oportunidade de entregar a Saraiva um documento com sugestões para melhorar o atendimento público gratuito no Norte de Minas – concluiu Raquel Muniz.