
Quem quiser saber mais sobre a cultura da palma forrageira e os diversos usos da planta noa região do semiárido já pode se inscrever para o evento Palmatech On-line. Realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), o curso acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro.
Um dos pontos a ser destacado, é o uso da palma na alimentação do rebanho em períodos de estiagem. As inscrições, gratuitas, já podem ser feitas pelo site do evento https://www.palmatech.com.br/.
Voltado para a capaci-tação e atualização de produtores rurais, pesquisadores, acadêmicos, consultores e demais envolvidos com a pecuária no semiárido, o Palmatech contará com dois painéis de discussão. No dia 21 de setembro, a partir das 18h, o tema será “Avanços das pesquisas com a cultura da Palma Forrageira”.
No dia 22, também às 18h, o assunto será “Palma forrageira na alimentação de ruminantes”. A programação conta, ainda, com um dia de campo virtual, composto por vídeos e palestras gravados por pesquisadores da Epamig, que trará informações sobre resultados de pesquisas e orientações gerais sobre a cultura da palma forrageira.
CONHECIMENTO
A pesquisadora da Epamig e integrante da Comissão Organizadora do Palmatech, Polyanna Oliveira, destaca a importância do encontro para a difusão de tecnologias e troca de conhecimentos sobre a cultura da palma forrageira no Norte de Minas, no Vale do Jequitinhonha e em outras regiões do semiárido.
“Nossos objetivos são divulgar as ações existentes, melhorar o embasamento técnico da pecuária no semiárido e possibilitar uma maior interação entre a pesquisa e o setor produtivo”, explica.
Polyanna lembra que o planejamento do Palmatech começou antes da pandemia da Covid-19 e que a proposta era de um evento presencial, em Nova Porteirinha, também no mês de setembro, e que, por isso, a programação precisou ser ajustada. “Contaremos com os mesmos palestrantes convidados, que são pesquisadores e professores que possuem grande experiência com cultura da palma, mantendo a mesma qualidade de temas e debates. Mas, não teremos os cursos e as atividades práticas”, informa, indicando a intenção de uma edição presencial em setembro de 2021.