VARIEDADES

Evento do Rotary Club arrecada donativos com leilão

Adriana Queiroz
Publicado em 29/08/2023 às 19:00.
Obra de Hélio Brantes (Arquivo pessoal)

Obra de Hélio Brantes (Arquivo pessoal)

Os ingressos para a 23ª Edição do Baile da Felicidade já estão disponíveis com os integrantes do Rotary Club de Montes Claros Leste. Uma das atrações da noite é o leilão de arte, com a participação de artistas plásticos que doam suas telas para o evento, o qual ocorrerá em outubro na cidade. O valor dos objetos leiloados será revertido para os projetos sociais atendidos pelo clube.

Sob a liderança da presidente do clube, Irany Maria Gomide Miranda, inúmeras ações significativas têm sido implementadas durante sua gestão. Um exemplo é a promoção da inclusão social no Lar Betânia. Destacam-se também iniciativas como o projeto “Doe um Kit Escolar”, que visa a doação de 500 kits escolares, além da oferta de gabinetes dentários, “Ação entre Amigos”, e a campanha “Mãos Solidárias” — esta última destinada à doação de toalhas de banho ao Centro Comunitário de Vivência Educacional Professor Luiz Flávio Pereira (CCVEC). Adicionalmente, a presidente encabeçou a campanha de combate à Hepatite C, dentre outras ações. 

“Todas as ações são desafiadoras e de igual importância, pois têm como objetivo levar esperança e melhorar a qualidade vida da comunidade. O poder de união dos rotarianos se torna um eixo facilitador para conclusão desses desafios”, comenta a presidente.

O artista plástico, Hélio Brantes, nascido no Rio de Janeiro, mas que reside em Montes Claros desde 1986, influenciado pela pintura modernista brasileira participa do leilão há mais de 20 anos.

“Participar do baile tem sido um convite que recebo com muita alegria. É uma causa nobre em que a gente vê realizar um trabalho sério que vai além do aspecto material com a função social. Acredito que para nós, artistas, passou a ser uma missão. Essa parceria com o Rotary nos faz muito felizes. No baile e leilão percebemos uma alegria contagiante de todos em ajudar”, afirma Brantes.

O Rotary Club de Montes Claros Leste foi fundado em 1992 e, desde o início, escolheu dedicar-se ao cuidado da terceira idade. Nesse sentido, as obras mais relevantes do clube nos últimos 31 anos estão centradas no Lar São Vicente de Paulo: um pavilhão com 20 apartamentos, uma sala de fisioterapia com capacidade para 750 sessões mensais, uma lavanderia totalmente automatizada com máquina de lavar de 100 quilos, revitalização da copa e da cozinha, um crédito de energia no valor de 50.000, pequenos serviços de manutenção, incluindo questões hidráulicas e elétricas, fornecimento de cadeiras de rodas e construção de um novo muro. Além disso, foram realizadas reformas em outros pavilhões, entre outras ações.

Para a jornalista, Felicidade Tupinambá, rotariana fundadora, a única do grupo inicial em atuação, bom seria se não precisasse ter asilo. “Sim, bom seria que cada família cuidasse de seus idosos com carinho. Sem contar que faltam políticas públicas de acolhimento da terceira idade. O que certamente os faz ainda mais conscientes da nossa opção inicial embora não seja com exclusividade, mas com prioridade”, diz.

Foi Felicidade Tupinambá quem, em colaboração com a empresária Jussara Pádua, membro naquela época do Rotary Leste, concebeu a ideia do Baile da Felicidade. O propósito por trás dessa iniciativa era angariar fundos para apoiar as obras assistenciais do clube. 

“Foi na gestão de Danilo Terence em 1995/1996 que o Baile foi criado. E, desde o início, ele tem o mesmo perfil de entreter os convidados com boa música, boa comida e ainda realizar um leilão com renda para obras assistenciais. Se não fosse a pandemia que interrompeu a frequência do Baile por cinco anos, já estaríamos na 28ª Edição”, disse Felicidade.

Há artistas que doam as telas desde a primeira edição. E, segundo Felicidade, outros falham um ano e depois voltam, mas o grupo pioneiro é o mesmo até os dias de hoje.

“Eles acreditam em nosso trabalho e por outro lado estamos divulgando o trabalho deles e tornando-os mais conhecidos durante estas 23 edições. Não conheço um baile com leilão com tanta longevidade”, revela. 

SERVIÇO
Baile da Felicidade/Leilão de Artes
Onde: Chácara Bugarin
Quando: 7/10
Ingressos: Pelos telefones: 
Irany: 38 99176-7911
Felicidade:38 8819-2556

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por