Planejar para realizar

Evento da Câmara da Mulher da ACI reúne empreendedoras para aprender sobre como lidar com o dinheiro

Adriana Queiroz
07/05/2022 às 00:08.
Atualizado em 07/05/2022 às 11:16
Lusciméia Reis, educadora e terapeuta financeira

Lusciméia Reis, educadora e terapeuta financeira


A saúde financeira nos negócios comandados por mulheres será o tema da quarta edição do Café com Elas, evento promovido pela Câmara da Mulher Empreendedora, com apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI). A palestra acontece na próxima quarta-feira (11), às 8h30, no Portal de Eventos. 

E quem vai comandar essa apresentação é a educadora e terapeuta financeira Lusciméia Reis, especializada em finanças comportamentais. Ela vai abordar o tema “Longevidade financeira para mulheres e seus negócios”.

É com ela o nosso bate-papo deste sábado.
 
Qual o propósito desse encontro?
O Café com Elas foi criado para despertar a consciência financeira de mulheres que querem conquistar sua longevidade financeira utilizando conceitos de autoconhecimento sistêmico financeiro junto com o Método DSOP de educação financeira, que já impactou mais de 1 milhão de famílias em aproximadamente dez países. Mas compreendemos que a jornada da prosperidade envolve toda família, então seria muito importante que estas participantes fossem apoiadas por seus companheiros e filhos em prol de se criar um planejamento estratégico financeiro do negócio “Família”, que deveria ser a nossa prioridade, já que lá desenvolvemos nossa melhor versão. E quando estendemos o projeto para família “pessoa jurídica”, compreendemos que nossos colaboradores, quando vivem uma saúde financeira em seus lares, conseguem engajar no planejamento estratégico da empresa e cumprir suas metas, já que o endividamento e desequilíbrio financeiro prejudicam nossa produtividade, concentração, criatividade e inovação.

Como as pessoas podem economizar em tempo de crise tão intensa e elevado custo de vida?

A primeira orientação é fazer um apontamento de despesas para compreender como ficou seu padrão de vida durante a pandemia. Muitas pessoas aumentaram o consumo por ficarem mais em casa: supermercado/açougue/padaria. Em contrapartida, na pandemia reduzimos o consumo de roupas e apostamos nos pijamas e roupas leves. Ao atualizar seu diagnóstico financeiro, notará que algumas unidades de custos aumentarão o valor e outras reduzirão. Faz-se necessário, em qualquer circunstância, entender qual é a nossa identidade financeira e estilo de vida para focarmos nossos recursos financeiros no que realmente nos conecta com nossas prioridades, bem como nos gera qualidade de vida e bem-estar. Isso significa ter coragem de não viver para os outros e, sim, se conectar profundamente com sua essência e tudo que verdadeiramente alimenta o seu “adulto” autorresponsável pelas suas escolhas financeiras.

 Qual a dica para quem quer começar a guardar dinheiro? Vale ainda o famoso “porquinho”?
Na educação financeira dos filhos vale a pena utilizar três cofrinhos para implementar os conceitos de sonhos de curto, médio e longo prazos. Agora, tanto para adultos como para crianças, o mais importante é ter claro quais são suas metas/sonhos financeiros, quanto eles custam, quando quer realizá-los e como poupar ou produzir dinheiro para cumprir aquela conquista em x tempo.
 
O que fazer para alcançar a tão sonhada longevidade financeira?
O segredo é planejar desde agora seu futuro, tendo clareza do seu padrão de vida atual, uma boa análise do seu INSS, já que por mais que uma boa parte dos brasileiros despreza a famosa aposentadoria pública, ela é o primeiro dinheiro que você pode contar com segurança para sua terceira idade. Depois olhamos os demais produtos de longevidade que poderão garantir sua qualidade de vida e bem-estar na melhor idade: seguro de vida, previdência privada, plano de saúde, plano funerário e todos produtos que compõem um bom Planejamento de Aposentadoria Sustentável.
 
Mulheres são boas em economizar?
Pessoas “curadas” de suas histórias passadas são mais adultas no hábito de consumir porque não levarão suas dores nem suas frustrações ou autoestima baixa para suas compras. O que nos faz tomar decisões econômicas equivocadas é nossa criança não acolhida de sua historicidade.
Serviço
4º Café com Elas
Onde: Portal Eventos
Dia: 11/5
Informações: Telefone (38) 2101-3300
Inscrições: www.sympla.com.br

 
 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por