Estudo diz que café é bom para cirrose e combate até o câncer

Jornal O Norte
Publicado em 17/03/2006 às 18:15.Atualizado em 15/11/2021 às 08:31.






A afirmação é de um estudo publicado nesta sexta-feira pelo instituto italiano Mario Negri.





Segundo a pesquisa, uma xícara de café por dia contribui para proteger o fígado contra doenças graves como a cirrose e o câncer, especialmente quando a causa das doenças é o consumo excessivo do álcool.





Os resultados foram detalhados durante um congresso sobre doenças hepáticas realizado em Roma.





E o café provou ter propriedades benéficas se for consumido em doses adequadas.





Para um especialista em gastroenterologia, a pesquisa é importante porque pode levar à descoberta de moléculas protetoras contidas no café, provavelmente antioxidantes. Mas os especialistas alertam que o excesso dessas substâncias pode causar problemas como taquicardia e insônia.





Uma das autoras do estudo explicou que quanto maior o consumo de café, menor a presença de uma enzima que é um dos indicadores da cirrose.





Vários outros estudos também demonstram que, entre os consumidores de álcool, aqueles que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia têm um risco de cirrose cinco vezes menor que aqueles que não tomam café. O risco de morte pela doença se reduz em 30% nos pacientes consumidores do produto.





Apesar de tudo, os analistas insistiram na necessidade de não abusar do cafezinho. Eles admitem que as substâncias benéficas poderiam ser usadas como base para novos remédios e tratamentos.



Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por