Minas Gerais apresentou crescimento de 3,1% no índice de emprego industrial durante o mês de março. O resultado, calculado pelo IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e divulgado nesta segunda-feira, coloca Minas como o único estado brasileiro em que o índice registrou crescimento.
Segundo informações da agência minas, as regiões Norte e Centro-oeste também cresceram (7,6%), mas o IBGE não abre o dado por estados nessas regiões. Por ter uma indústria muito maior do que a de qualquer um desses estados, o crescimento da indústria mineira é tão significativo quanto o das regiões somadas, pois a base de emprego é muito maior em Minas do que nas regiões citadas.
QUEDA
No mês de março, em média, o emprego industrial caiu 0,3% em todo o país em relação a fevereiro e 0,9% sobre o mesmo período de 2005. Os resultados divulgados pelo IBGE também indicam que o setor de alimentos e bebidas, onde o índice de crescimento chegou a 16,9%, deu a maior contribuição para a alta em Minas.
Já no indicador acumulado no ano, a indústria de Minas Gerais marcou 2,4% positivos, enquanto o em todo o país o índice registrou -1,0%. As regiões Norte e Centro-oeste, com +8,1%, foram novamente destaque na análise deste período. Em Minas e nessas regiões, a indústria de alimentos e bebidas se mostrou como a de maior crescimento.
Em outro indicador, o acumulado nos últimos doze meses, a indústria mineira mais uma vez mostrou esteve acima da média nacional. O Estado teve 3,3% de acréscimo conta 0,2% do País. A trajetória decrescente no país vem desde junho de 2005.