entrevista

Empoderamento e transformação: especialista aborda desenvolvimento

Adriana Queiroz
genteideiascomunicacao@gmail.com
Publicado em 12/03/2025 às 19:00.
 (Arquivo pessoal)
(Arquivo pessoal)

O mês de março celebra o papel da mulher, promovendo rodas de conversa e ações de valorização. Nesta semana, Polyana Mendes participou de uma live especial sobre o tema em seu Instagram. Ela é especialista em desenvolvimento feminino, terapeuta, mentora, escritora e palestrante, com formações em psicoterapia e reprogramação emocional. Por meio de terapias, mentorias e palestras, ela ajuda mulheres a superarem a procrastinação, a autossabotagem e a viverem com propósito.

No dia 22 de março, a terapeuta coordena um encontro com mulheres para viver uma experiência única de renovação e comunhão. “Este encontro é um convite para você, mulher, dar um passo em direção ao que realmente importa: sua conexão com Deus e com outras mulheres que também buscam algo mais profundo e transformador”, diz. 

Você participou de uma live nesta semana, que fez parte de uma campanha especial do Mês da Mulher, que está desenvolvendo no seu Instagram, “Mulher Empoderada pelo Espírito”. Como foi?
O foco é o empoderamento feminino sustentável. Na live, abordamos o tema “Mulheres que Inspiram”. Falamos sobre como cada mulher pode se tornar uma referência de transformação, aprendendo a estruturar sua vida, equilibrar suas emoções e assumir seu papel como protagonista de sua própria história.

Você é coautora de três livros que impactam a vida de muitas mulheres. Fale um pouco sobre essas publicações. 
“Simplesmente Elas”, é uma coletânea inspiradora de histórias reais de mulheres que superaram desafios, venceram limitações e encontraram propósito em suas jornadas. O livro apresenta relatos autênticos que mostram a força da resiliência e como cada experiência, por mais difícil que seja, pode ser ressignificada. É um convite para toda mulher reconhecer seu valor e encontrar coragem para transformar sua própria história.
“O Mindset da Empreendedora”, um guia essencial para mulheres que desejam empreender com inteligência emocional, visão estratégica e um posicionamento firme no mercado. Este livro explora os principais bloqueios que impedem o crescimento, ensina a desenvolver uma mentalidade fortalecida e compartilha ferramentas práticas para transformar paixão em negócios sustentáveis. Ele é para quem quer empreender sem perder a essência, conquistando independência financeira e impacto positivo no mundo.

E, “Sabedoria para Elas”, são reflexões profundas baseadas em princípios atemporais, trazendo uma abordagem equilibrada sobre vida emocional, espiritualidade, relacionamentos e carreira. Esse livro não apenas oferece conselhos práticos, mas também convida a leitora a desenvolver discernimento e inteligência emocional para tomar decisões mais sábias. É um guia para mulheres que desejam viver com propósito, equilíbrio e plenitude.

Como escritora, terapeuta, mentora e pastora, conta para a gente quais desafios você enfrenta em sua rotina e de que maneira consegue superá-los?
Conciliar múltiplos papéis exige um alto nível de organização e inteligência emocional. Um dos maiores desafios é equilibrar o cuidado com o outro sem negligenciar a mim mesma. Lidar diariamente com histórias intensas e ajudar mulheres a reconstruírem suas vidas requer não apenas técnica, mas também um coração disponível e resiliente. Tenho uma rotina bem estruturada, onde incluo momentos de autocuidado, estudo e comunhão com Deus, sendo a base da minha força. Além disso, aprendi a delegar e a focar no que realmente importa, sem me sobrecarregar com aquilo que não faz parte do meu propósito.

Casa, vida conjugal, filhos, estudo, mercado de trabalho. Como é equilibrar tudo isso?
Conciliar carreira, maternidade, ministério e vida pessoal exige organização e propósito. Aprendi que equilíbrio não é fazer tudo ao mesmo tempo, mas sim dar a cada coisa o seu devido espaço e prioridade. Uso estratégias de gestão de tempo, priorizo minha saúde física, emocional e espiritual, além de investir continuamente no meu crescimento. Afinal, quem cuida dos outros precisa aprender a cuidar de si primeiro.

Em sua opinião, por que a violência contra a mulher vem aumentando cada vez mais e onde encontrar alguma solução?
A violência contra a mulher é um problema complexo, enraizado em questões culturais, emocionais e estruturais. Muitas mulheres ainda vivem em relações abusivas por medo, dependência emocional ou financeira. A solução passa pela educação, pelo fortalecimento emocional e espiritual das mulheres e pelo apoio a iniciativas que promovam sua segurança e autonomia. Precisamos ensinar as mulheres a se posicionarem e se libertarem de padrões destrutivos, construindo uma nova história para si mesmas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por