Logotipo O Norte
Terça-Feira,30 de Abril
ENTREVISTA

Em breve, MOC ganhará espaço dedicado aos quadrinhos

Artista plástico fala sobre projeto de democratização da leitura de HQs

Adriana Queiroz
Publicado em 24/05/2023 às 20:00.

A Gibiteca Cutia será um acervo diverso de HQs, oferecendo oportunidades para a formação de leitores, estimulando a produção artística e valorizando a cultura dos quadrinhos como expressão artística e literária. (Arquivo Pessoal)

A Gibiteca Cutia, que em breve ser inaugurada, é um projeto que tem como objetivo democratizar o acesso à leitura e promover a cultura dos quadrinhos, especialmente entre crianças e jovens das periferias de Montes Claros. A ideia surgiu a partir do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos (MTD) e do coletivo Guilda dos Quadrinhos, com a proposta de criar um espaço dedicado aos quadrinhos na Biblioteca Popular Carolina Maria de Jesus. 
“A Gibiteca Cutia será um acervo diverso de HQs, oferecendo oportunidades para a formação de leitores, estimulando a produção artística e valorizando a cultura dos quadrinhos como expressão artística e literária”, disse César Saraiva, artista plástico apaixonado por quadrinhos e ilustrações.
 
Como funcionará a Gibiteca? 
A Gibiteca Cutia funcionará como um espaço dedicado à leitura e à cultura dos quadrinhos. Será um local aberto ao público, onde os visitantes poderão desfrutar de um acervo diverso de HQs nacionais e internacionais. Ela estará integrada à Biblioteca Popular Carolina Maria de Jesus, proporcionando um ambiente acolhedor e propício para a apreciação e o estudo dos quadrinhos.
 
Como doar para a gibiteca?
Estamos recebendo nesses pontos de coleta: no DCE Unimontes -Av. Prof. Ruy Braga, Todos os santos, no Conversos Cultural - Av. Cel. Lopinho, 28 - Morada do Parque e no Centro de Convívio -R. D, 119 - Vila Atlântida. Por via correios, o destinatário é: Vitor Magno, na Rua Rep. Da Guatemala, 98 - JK - Montes Claros - MG CEP: 39404-009.
 
Qual resposta você tem recebido dos leitores? E quantos exemplares a gibiteca possui?
Como ainda não tivemos a inauguração ainda não temos essa resposta, mas estamos ansiosos. Ainda estamos no processo de arrecadação, por enquanto já arrecadamos por volta de 200 títulos.
 
Como acessar a gibiteca? 
Quando for inaugurada terá entrada franca no Centro de Convívio Luizinha Gonçalves.
 
A gibiteca tem um público específico? E que público é esse que atualmente consome gibis?
A ideia é que seja para todos os públicos, mas atualmente todas as pessoas consomem quadrinhos, principalmente em redes sociais em memes. A ideia é que a pessoa consiga ter acesso a obras e ao um acervo completo.

Quais os projetos daqui pra frente?
Já no espaço que vai ser implementado a Gibiteca acontecem algumas atividades para a comunidade, incluindo oficinas de artesanato, pintura e violão, capoeira, alfabetização de idosos, reforço escolar, percussão, cursinho pré-vestibular, oficina de artesanato para mulheres e dança contemporânea. Essas iniciativas, acompanhadas pelo Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) e pela própria comunidade, buscam promover a cultura, integração comunitária, resgate de valores sociais, além de proporcionar educação, lazer e desenvolvimento pessoal.

A ideia é que com a Biblioteca Carolina Maria de Jesus e a Gibiteca Cutia, sejam implementados também rodas de debates sobre livros e quadrinhos e cursos de quadrinhos e de escrita, além de feiras voltadas para a literatura e quadrinhos.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por