Será entregue nesta sexta-feira, às 19 horas, em Belo Horizonte, a Medalha Cristiano Ottoni, uma homenagem aos mais promissores e bem sucedidos nomes da engenharia no estado. Neste ano, o escolhido pelo conselho é o professor João Evangelista Alves de Paula, diretor geral das Faculdades Kennedy, do grupo Soebras.
O professor João Evangelista e o diretor da Soebras Ruy Muniz
(foto: divulgação)
O conselho, responsável pela escolha, é presidido pelo Secretário dos Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais, Paulo Paiva e tem como membros: o presidente da Sociedade Mineira de Engenharia, o diretor geral da Escola de Engenharia da UFMG e o diretor geral do DER-MG. A homenagem também foi aprovada pelo governador Aécio Neves.
A solenidade vai ser promovida pela Escola de Engenharia da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Para o diretor da Funorte/Soebras, Ruy Muniz, nada mais justo que a homenagem:
- O professor João tem contribuído e muito para o desenvolvimento da engenharia não só no estado. mas em todo o país.
HISTÓRICO
João Evangelista Alves de Paula nasceu em 05 de outubro de 1930, em Belo Horizonte, em uma família de engenheiros: seu pai possuía a carteira nº 1 do Crea - Conselho regional de engenheiros, arquitetos e agrônomos.
O professor João formou-se em engenharia civil pela UFMG, em 1956. Também viveu cercado por grandes homens e empreendedores, entre os quais ele cita o professor Mário Werneck e Juscelino Kubitschek.
Sempre atuante, João Evangelista vivenciou a engenharia em seus mais diferentes âmbitos. Passou como estagiário por empresas como a Ford, Shell, Siemens, Mercedes Benz, dentre outras, na Alemanha e na Inglaterra. No Brasil, contribui com o DER-MG.
Na área de educação, fundou ao lado do amigo Mário Werneck a Escola de Engenharia Kennedy, que há 42 anos forma engenheiros. Atualmente, a Faculdade Kennedy integra o grupo Soebras.
Nas entidades de classe, participou do Crea-MG, da SME - Sociedade Mineira de Engenharia e já publicou diversos livros.