Logotipo O Norte
Segunda-Feira,22 de Setembro

Dia nacional de combate à exploração sexual é lembrado com campanha em Montes Claros

Jornal O Norte
Publicado em 18/05/2006 às 10:35.Atualizado em 15/11/2021 às 08:35.

Iran Ferreira


Repórter


onorte@onorte.net



No dia nacional de Combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes, a secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Montes Claros e o Fórum de defesa dos direitos da criança e do adolescente, lançam hoje, uma campanha, em parceria com os Correios, com o objetivo de incentivar a denúncia contra este tipo de crime.



A campanha vai ser lançada às oito horas, na praça da Matriz, região central da cidade. Dentro da programação, será realizada uma exposição com trabalhos infantis de alunos das escolas públicas do município. Também durante a solenidade, os Correios apresenta uma exposição filatélica, com selos sobre a criança e, vai distribuir folders e cartazes para a população. De acordo com a secretaria de Direitos Humanos do governo federal, 92 municípios mineiros são identificados como aqueles onde o abuso sexual de crianças e adolescentes são mais sérios. Desse total, sete são do norte de Minas: Montes Claros, Bocaiúva, São João da Lagoa, São Francisco, Luislândia, Salinas e Monte Azul. Segundo o coordenador estadual de ações sociais dos Correios, Evaldo Jener, a campanha tem como objetivo, além de aumentar a denúncia de casos por meio do telefone, e contemplar ações formativas e informativas sobre o tema.



- O objetivo é orientar os moradores desses 92 municípios mineiros, onde o abuso sexual contra crianças e adolescentes são maiores, a denunciar os crimes por meio do disque denúncia, que é 0800 99 0500 ou discar 100. Para isso, os Correios atuam com entidades de cada uma dessas cidades, realizando palestras, distribuindo folders e mobilizando a população para a denúncia, explica Evaldo Jener.



RESULTADOS



Em uma campanha lançada em novembro do ano passado, em Belo Horizonte, com a participação dos Correios, obteve em quatro meses de execução, um crescimento na quantidade de denúncias apresentadas, por meio do disque denúncia. De outubro de 2003 a novembro de 2005, foram registradas mil denúncias em todo o estado. De novembro do ano passado até março deste ano, foram 1.485, representando um aumento de 45% no número de denúncias. Além desse resultado, a iniciativa vem conquistando apoio e aprovação de várias instituições de Minas Gerais.



PROGRAMA SENTINELA



O programa Sentinela é uma ação do governo federal implantado em Montes Claros pela secretaria municipal de Desenvolvimento e Assistência Social voltado para o atendimento a crianças e adolescentes e suas famílias, vítimas de violência sexual. No programa a criança, o adolescente e a família recebem um atendimento especializado e multiprofissional.



O serviço atende 50 crianças e adolescentes vitimas, que foram vítimas desse tipo de crime. No município, até o momento já foram atendidos pelo serviço 174 casos, sendo 127 já encerrados e 47 casos ainda em andamento.



De acordo com a coordenadora do programa Mauricéia de Oliveira, o serviço Sentinela atende crianças de zero a 12 anos, e adolescentes de 12 aos 18 anos, vítimas de algum tipo de violência sexual.



- Aqui eles recebem atendimento individual e em grupo. É importante ressaltar que a família também é atendida pelo programa. As crianças e os adolescentes participam de oficinas, de dinâmicas e outras coisas que fazem parte do acompanhamento, que nós fazemos diariamente, explica a coordenadora Mauricéia.



No mesmo local, também funciona a casa de Passagem, um abrigo para crianças e adolescentes também vitimas de exploração sexual. Para a casa são encaminhadas as crianças e adolescentes em situação de risco social e já vitimados. Elas são demandadas pelo Conselho Tutelar e pela Vara da Infância. A casa funciona na rua São Paulo, 90, no bairro Todos os Santos.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por