Logotipo O Norte
Quarta-Feira,8 de Janeiro
variedades

‘Dia dos Solteiros’ reflete sobre os desafios da solitude

No Brasil, número de pessoas solteiras chega a 81 milhões. Casados somam 63 milhões.

Leonardo Queiroz
Publicado em 14/08/2023 às 20:22.

Para o calendário brasileiro, o dia 15 de agosto é dedicado ao “Dia dos Solteiros” que, apesar de não ter o mesmo valor simbólico do “Dia dos Namorados”, é uma data para repensarmos sobre a solitude e a solidão.

De acordo com o IBGE, no Brasil, existem 81 milhões de solteiros, em comparação aos 63 milhões de casados. A psicóloga, Renata Barbosa, explica que quando a solteirice é por escolha, representa respeito e coragem de viver da forma que se sente mais feliz — “Um relacionamento precisa vir para agregar e fazer sentido para quem o vive e se nos obrigamos a estar com alguém somente por pressão e sem vontade ele perde sentido”, diz.

“Não há nada de errado querer somente ficar ou ter uma relação sexual sem compromisso com alguém, desde que isto esteja claro para ambas as partes. A sinceridade é a palavra-chave! Não é feliz somente aquele que tem alguém para se relacionar, mas aquele que se relaciona bem em primeiro lugar consigo”, comenta Renata. 

SOLTEIROS POR ESCOLHA 
O especialista financeiro, Carlos Batista, de 23 anos, explica que pretende continuar solteiro — “A união nem sempre é acompanhada de felicidade, podemos naturalmente nos unir a alguém que nos faça mal. Isso não nos traria bom sentimento e sim sensações negativas, como ansiedade, infelicidade e até mesmo depressão”, diz.

Com relação a realização pessoal e profissional o especialista financeiro explica que estudos comprovam que quando se está na companhia de alguém, as pessoas se sentem mais seguras, isso possibilita o “crescer juntos”. “Mas isso não é regra assim como uma pessoa pode auxiliar no crescimento pessoal também pode interferir. Como diz certo ditado, melhor só do que mal acompanhado”, acredita. 

A opinião do especialista financeiro é corroborada pela psicóloga que pondera que a felicidade é um estado onde a pessoa se sente bem, saudável e realizada. E para ela existem várias formas de realização como sucesso no trabalho, amizades de verdade, um lar que você se sinta à vontade.

“Vai depender muito da leitura que o solteiro faz do seu estado. Estar fora de um relacionamento é liberdade ou solidão? Felicidade ou angústia? Escolha ou a falta dela? É preciso também termos cuidado para que o medo ou insegurança não estejam disfarçados atrás de um discurso de: “estou bem sozinho”, completa Renata.

A atriz, Andréa Oliveira, de 33 anos, solteira se define feliz consigo mesma — “Quando eu não tinha minha autoestima, não me amava e não possuía conhecimento do meu eu, me definia feliz quando eu estava com alguém. Quando eu não estava em um relacionamento eu me sentia só e infeliz. Hoje, eu consigo ver a felicidade em minhas pequenas ações e vitorias entendo que eu posso ser feliz estando comigo mesma. Na hora certa eu pretendo encontrar alguém e é muito importante saber quem é essa pessoa mesmo que não a definimos. É importante alguém do nosso lado para equilibrar e somar em tudo na vida”, diz.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por