Gissele Niza
Repórter
onorte@onorte.net
A câmara municipal de Montes Claros aprovou ontem, terça-feira, em regime de urgência, projeto de lei que autoriza a prefeitura a doar terreno de 24.920 m2 para construção do novo presídio da cidade, que terá capacidade para abrigar 400 presos.
A obra do novo presídio que será construído no Bairro Village do Lago III, na região Norte da cidade, será licitada pelo governo do estado no próximo dia 26 e está orçada em R$ 6 milhões.
A escritura de doação do terreno será entregue ao secretário de Defesa Social Ibrahim Abi-Ackel e ao adjunto Luiz Flávio Sapori hoje, quarta-feira, quando estarão na cidade para o seminário de apresentação dos programas de prevenção à criminalidade, que será realizado no fórum Gonçalves Chaves.
Para o juiz da Vara de execuções penais, Marcos Antônio Ferreira, o novo presídio, que será construído nos moldes de uma penitenciária, reforçará a segurança na cidade.
O diretor da cadeia, delegado Saulo Nogueira, diz que, com a nova cadeia, a situação crítica em que o cadeião enfrenta hoje com a superlotação será amenizada, além de os policiais militares e civis que trabalham na área externa e interna do cadeião poderem trabalhar efetivamente nas ruas.
Construído para abrigar 90 presos, o cadeião tem 377 detentos amontoados em 30 celas, divididas em quatro alas. Depois da última rebelião, no mês de setembro do ano passado, quando os detentos destruíram grande parte da estrutura do local e foram transferidos temporariamente para o Centro de internação do menor, o cadeião recebeu mais de R$ 800 mil em reformas, para garantir a segurança e evitar novas fugas e rebeliões.