A Comoveec - Comissão de monitoramento da violência em eventos esportivos e culturais planeja chegar até o final deste ano a mais 12 cidades do estado, entre elas Montes Claros. Instalada na capital mineira desde abril de 2003, a comissão conseguiu reduzir em mais de 50% o número de ocorrências em jogos do Mineirão e eventos culturais. A comissão já está em fase de implantação em Diamantina e deverá iniciar suas atividades no carnaval.
O ponto de partida para a instalação da Comoveec no interior foram os bons resultados obtidos em Belo Horizonte, nos diversos eventos em que atuou desde sua criação.
Nas cidades mineiras, a comissão será formada pelas prefeituras, órgãos locais de trânsito, polícias militar e civil, corpo de bombeiros, defensoria pública, ministério público e torcidas organizadas, além de promotores de eventos que serão convidados a participar das reuniões.
FUNCIONAMENTO
No interior, a Comoveec irá funcionar com plantões de todos os órgãos envolvidos durante eventos culturais e esportivos.
- O resultado da implantação da comissão tanto na capital mineira quanto nas cidades do interior é garantir uma maior rapidez nos processos. Se alguma pessoa cometer um crime no Mineirão, esse crime não ficará impune. E, dependendo do delito, essa pessoa poderá ficar proibida de assistir aos jogos - esclarece o superintendente de integração do sistema de defesa social, Genilson Zeferino.
As Comoveecs implantadas nas cidades do interior funcionarão de maneira integrada com a comissão de Belo Horizonte.
- Seguindo a política de integração das ações, todos os órgãos irão trabalhar de maneira integrada com um planejamento para os eventos. Em muitas cidades iremos trabalhar especificamente com eventos culturais. Nossa meta é consolidar a metodologia da Comoveec nessas cidades - explica Genilson Zeferino.
A superintendência de integração anuncia ainda para este ano a aquisição de uma unidade móvel: a Ummoveec. Essa unidade móvel será dotada de infra-estrutura com capacidade para receber, num mesmo espaço físico, uma delegacia de polícia, ministério público, defensoria pública, juizado especial e polícia militar. A Ummoveec atuará nas cidades onde a comissão não está implantada, além de dar suporte onde esteja instalada, caso haja necessidade.