Hugo Júnior, nascido e criado no município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, mantém sua residência lá até os dias atuais. Em 2023, Hugo assumiu seu primeiro carnaval à frente da Acadêmicos de Niterói; uma escola considerada a caçula da Série Ouro do carnaval carioca, que surgiu com a proposta de homenagear o município de Niterói.
No primeiro ano de sua gestão, a agremiação conquistou o 5º lugar. Para 2024, no segundo ano de sua presidência, a Acadêmicos prestará uma homenagem aos festejos tradicionais dos Catopês; tradição norte-mineira que poderá ser tombada como patrimônio histórico-cultural imaterial de Montes Claros.
Durante esta semana, Hugo e sua equipe aterrissam em solo montes-clarense para acompanharem de perto a elaboração das Festas de Agosto. Para o jornal O NORTE, o presidente revelou detalhes sobre o samba-enredo.
Qual é a sua relação com Montes Claros?
Eu já conhecia de nome e pelas informações lidas sobre essa importante cidade mineira. O carinho se tornou maior com o enredo e aprofundamento maior sobre a cultura e história.
O enredo 2024 da escola é Catopês: Um céu de Fitas. Por que Catopês?
O Carnaval do Rio de Janeiro é considerado o maior espetáculo da Terra, e nossa missão é divulgar e apoiar a cultura em sua diversidade. Levar os Catopês para a Sapucaí será emocionante, já que a cultura tem o poder de superar barreiras. Não tenho dúvidas de que esse será um momento marcante para a agremiação e para todos aqueles que me apresentaram o enredo, incluindo o carnavalesco. Ao analisar a história e o significado centenário, aceitei prontamente.
Você e sua equipe estão desembarcando em Montes Claros para acompanhar as Festas de Agosto. É a primeira vez no Norte de Minas?
Estaremos juntos a partir dessa semana. Tenho uma ligação forte com o estado de Minas, por conta do meu avô paterno. Conheço vários lugares, mas Montes Claros será minha primeira vez visitando.
Vocês vão produzir um documentário durante a festa?
Faremos uma cobertura, queremos conhecer de perto a cultura, as manifestações. Nosso carnavalesco buscará detalhes para engrandecer o brilhante enredo.
E o enredo?
Foi muito bem recebido, é considerado um dos melhores enredos da Série Ouro do Carnaval.
Qual será a abordagem?
Totalmente cultural, histórico e prestaremos homenagens por quem lutou por essa arte centenária.
Os catopês de Montes Claros também estarão no desfile do Rio de Janeiro?
Sem dúvidas a escola estará de portas abertas, convite mais que feito.
Qual a expectativa de vocês em relação a esse enredo?
Sem dúvidas emocionar a Sapucaí, e fazer sentir em fevereiro no Rio de Janeiro o que todos sentem em agosto em Montes Claros.
O que as pessoas podem esperar desse enredo? O que verão desfilando na avenida?
Um carnaval à altura da grandiosidade dos Catopês e da cidade de Montes Claros.
Deixe um convite para o povo norte-mineiro acompanhar a Escola no Rio de Janeiro.
Vamos unir Montes Claros e Niterói, acompanhem nossas redes sociais e sintam-se todos abraçados!