Cadeião em clima de guerra: determinação do juiz da Vara de execuções penais provoca reação dos presos

Jornal O Norte
Publicado em 04/05/2006 às 09:32.Atualizado em 15/11/2021 às 08:34.

Gissele Niza


Repórter


onorte@onorte.net



O clima na cadeia pública de Montes Claros voltou a ser tenso na tarde de ontem, quarta-feira, quando os presos foram informados da determinação do juiz da Vara de execuções penais, Marcos Antônio Ferreira, que suspendeu por 30 dias a entrada de alimentos no local. Os presos ficaram agitados, gritando, batendo nas grades e anunciando uma nova rebelião se a determinação for mantida. A agitação assustou as autoridades que estavam do lado de fora do cadeião.






Presos que ensaiaram rebelião são transferidos para o Brejo


(fotos: Wilson Medeiros)



Cinco presos suspeitos de ser os líderes da agitação foram encaminhados, na noite de ontem, para a penitenciária de segurança máxima de Francisco Sá, por determinação do juiz. São eles: Alcindo Barbosa, conhecido como Mineiro; Elimar Jorge Ferreira Sales; e Waldemir Tavares Silva, todos presos por tráfico de drogas; e José Carlos Eulálio e Ismael Soares Ferreira, presos por formação de quadrilha e homicídio.



O juiz Marcos Antônio informou à reportagem de O Norte que os cinco detentos foram encaminhados à penitenciária de Francisco Sá por tentarem mobilizar uma nova rebelião na tarde de ontem e alertou: qualquer um que tentar mobilizar rebeliões ou motins na cadeia será punido, afastado do grupo e, dependendo do grau de periculosidade, também será encaminhado à penitenciaria de segurança máxima.



TENSÃO



O diretor da cadeia, delegado Saulo Nogueira, diz que o clima voltou a ser tenso entre os detentos, mas que todas as determinações da justiça serão acatadas e cumpridas:



- Depois de quatro meses, o clima voltou a ser tenso no cadeião. Na tarde de ontem, os presos começaram a agitar e até cogitaram uma nova rebelião, mas se acalmaram no final da noite, após a transferência dos cinco detentos para a penitenciária de Francisco Sá.



Saulo Nogueira reafirmou que todas as determinações da justiça serão acatadas e cumpridas pela direção da cadeia, pois tem certeza de que a intenção do juiz Marcos Antônio é melhorar a disciplina e evitar irregularidades no local. 



DETERMINAÇÃO



Como O Norte publicou na edição de quarta-feira, 03, com exclusividade, o juiz da Vara de execuções penais, Marcos Antônio Ferreira, determinou que, no prazo de 30 dias, nenhum preso do cadeião poderá receber qualquer tipo de alimento de pessoas externas. De acordo com o juiz, a medida tem como objetivo evitar que drogas, celulares e armas, como as encontradas durante revista nas celas, entrem no cadeião através de alimentos levados às quintas-feiras pelos familiares dos detentos:



- Toda quinta-feira, os familiares e amigos dos detentos levavam comida e outros objetos para os presos. A partir de agora, não entrará nenhum tipo de alimento ou objeto pessoal no cadeião, no período de 30 dias. Se drogas, celulares e pedaços de ferro estavam chegando às mãos dos detentos, através dos alimentos entregues às quintas-feiras, agora não entrarão mais.



TREINAMENTO



Cerca de 47 agentes penitenciários do cadeião participaram, na manhã de ontem, de um treinamento especial, ministrado pelas equipes do canil, Gate - Grupo de ações táticas especiais e pelotão de choque do 10º Batalhão de polícia militar, para agirem em casos de rebelião e motins.



Segundo o tenente César, durante o treinamento os agentes penitenciários receberam instruções teóricas e práticas.



INVESTIMENTOS



O cadeião, construído para abrigar 90 presos, tem hoje 362 detentos amontoados em 30 celas, que são divididas em quatro alas. Depois da última rebelião, no mês de setembro do ano passado, quando os detentos destruíram grande parte da estrutura do local e foram transferidos temporariamente ao Centro de internação do menor, o cadeião recebeu mais de R$ 800 mil em reformas, para garantir a segurança e evitar novas fugas e rebeliões.



A expectativa é de que as obras de reforma sejam inauguradas ainda neste mês. Entre as obras executadas estão: construção de passarela em volta de todo o prédio, interligando as guaritas, que também ganharam holofotes para garantir a segurança externa no período noturno; pisos reforçados com 50 centímetros de ferro, concreto e cacos de vidro; teto também reforçado com 10 centímetros do mesmo material; sanitários reformados; novas instalações elétricas e hidráulicas; muro da frente aumentado e cercas instaladas; grades das celas reforçadas e instalação de um circuito interno de TV, que está em fase de teste.



Está prevista ainda a construção de uma sala de revista no lado externo do cadeião, onde serão efetuadas revistas em todas as pessoas que entrarem no local.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por